Margaridas Africanas, trabalhadoras negras do serviço público municipal de Porto Alegre

fios e tramas do racismo estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.43637

Palavras-chave:

Mulheres negras, Serviço público municipal, Racismo estrutural.

Resumo

Este estudo aborda o tema sobre as trabalhadoras negras no serviço público municipal de Porto Alegre, evidenciando suas histórias de vida e trajetórias profissionais, no contexto do racismo estrutural, no período pós 1990 do século XX. Para fins de investigação, a problematização do estudo partiu das trajetórias profissionais das trabalhadoras negras no município, que atuam nas áreas da educação, saúde e assistência social. A metodologia utilizada teve como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, onde foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva analítica, com aplicação da técnica de triangulação das informações. Bem como, se utilizou a história oral para a escuta das histórias e trajetórias no contexto do racismo estrutural, que afeta diretamente as mulheres negras ao longo de suas vidas, com questões relacionadas à classe, ao gênero e à raça. Foram entrevistadas seis mulheres negras servidoras públicas de Porto Alegre, militantes da luta antirracista. Também se utilizou da técnica da análise documental sobre servidores(as) públicos(as) negros(as) na Prefeitura de Porto Alegre. Como resultados, constatou-se que do total de servidores(as) públicos de Porto Alegre, 6,11% são servidoras negras. E dentre as servidoras mulheres, 10,29% são negras. Verifica-se que os fios e tramas do racismo estrutural, tendo como protagonistas as mulheres negras servidoras públicas de Porto Alegre, apontam o entrelaçamento entre classe, raça e gênero, demonstrando as formas de lutas e resistências das mulheres negras em seu tempo sócio-histórico. Os resultados, evidenciam a histórica desigualdade das mulheres negras trabalhadoras na sociedade capitalista/racista e o acirramento desta pós golpe de 2016. O racismo estrutural se particulariza no trabalho, na realidade e vivência das mulheres negras servidoras públicas da prefeitura, onde constatou-se que todas as servidoras negras pesquisadas sofreram e sofrem racismo em seus locais de trabalho de diversas maneiras. Conclui-se que as lutas sociais vividas pelas trabalhadoras negras servidoras do município, especialmente no que diz respeito às formas de organização e resistência contra o racismo estrutural e o racismo institucional no serviço público municipal, fortalecem a resistência como um aspecto central para a luta pela emancipação humana, sendo esta permanente e num processo histórico contínuo, e no leito da luta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Conti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Política Social e Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSSS/UFRGS), sindicalista e vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio Grande do Sul (CTB-RS). Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Dolores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social (PPGPSSS/UFGRS). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho (NEST/UFRGS).

Referências

A ATUALIDADE do pensamento de Lélia Gonzalez. Nossa Causa, Curitiba, 2021. Disponível em: https://nossacausa.com/atualidade-do-pensamento-de-lelia-gonzalez/2021/. Acesso em: 31 jan. 2022.

ALMEIDA, Ludmila; NUNES, Eduarda. Lélias em movimento. Portal Geledés, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.geledes.org.br/lelias-em-movimento/.Acesso em: 31 jan. 2022.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

CARLOS, Anna Beatriz Passos da Silva. “Amar a negritude”: a descolonização na luta antirracista. Portal Geledés, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.geledes.org.br/amar-a-negritude-a-descolonizacao-na-luta-antirracista/. Acesso em: 25 abr. 2022.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen, 2019.

COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

DINIZ, Rodrigo; LIMA, Neusa Cavalcante; MARTINELLI, Maria Lúcia; MONTEIRO, Amor Antônio (orgs.). A história oral na pesquisa em serviço social. São Paulo: Cortez, 2019.

FOLHA DE S. PAULO. Na Piauí 185. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2022.

GARCIA, Maria Fernanda. A princesa escravizada no Brasil que lutou pela liberdade de seu povo. Observatório do Terceiro Setor, São Paulo, s.d. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/carrossel/a-princesa-escravizada-no-brasil-que-lutou-pela-liberdade-de-seu-povo/. Acesso em: 31 jan. 2022.

HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

KENNEDY, Randall. Nigger: the strange career of a troublesome word. New York: Pantheon, 2002.

KILOMBA, Grada. Memórias de plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARINGONI, Gilberto. História: o destino dos negros após a abolição. Desafios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 70, 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23. Acesso em: 18 fev. 2021.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2017.

NASCIMENTO, Jadson. Rosa Parks: ativista na luta contra a segregação racial, “mãe do moimento dos direitos civis” (EUA). Agência de Notícias das Favelas, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/rosa-parks-ativista-na-luta-contra-a-segregacao-racial-mae-do-movimento-dos-direitos-civis-eua/. Acesso em: 31 jan. 2022.

NZINGA, a rainha negra que combateu os traficantes portugueses. Portal Geledés, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.geledes.org.br/nzinga-a-rainha-negra-que-combateu-os-traficantes-portugueses/. Acesso em: 31 jan. 2022.

UNIVERSA. “Nasci feminista”: 7 lições que Elza Soares deixou para todas as mulheres. Portal Geledés, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.geledes.org.br/nasci-feminista-7-licoes-que-elza-soares-deixou-para-todas-as-mulheres/. Acesso em: 12. jan. 2022.

VALADARES, Loreta. As faces do feminismo. São Paulo: Anita Garibaldi, 2007.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Conti, S., & Sanches, D. (2023). Margaridas Africanas, trabalhadoras negras do serviço público municipal de Porto Alegre: fios e tramas do racismo estrutural. Textos & Contextos (Porto Alegre), 22(1), e43673. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.43637

Edição

Seção

Artigos e Ensaios