Validação de instrumento de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu na área do Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39192

Palavras-chave:

Estudo de validação, Educação de pós-graduação, Egresso

Resumo

O objetivo do estudo foi validar um instrumento para acompanhamento de egressos de programas de pós graduação stricto sensu na área do Serviço Social, realidade essa que se mantém como um desafio para todos os programas no Brasil. Trata-se de estudo de validação de conteúdo, retrospectivo e descritivo, com abordagem quanti-quantitativa, para averiguar se os itens do instrumento representam adequadamente o constructo em foco, nesse caso, o acompanhamento de egressos. As dimensões do instrumento foram categorizadas em cinco eixos: caracterização dos egressos; formação profissional; produção intelectual; atividade de ensino, pesquisa e extensão; e atividade político-organizativa, que vêm possibilitando avançar no sentido do efetivo acompanhamento dos egressos, na elaboração de estratégias para melhoria da gestão do programa e críticas reflexivas sobreo sistema de formação ao nível stricto sensu no Brasil. Conclui-se que a opção por validação de conteúdo foi suficiente não só para o acompanhamento de egressos como desempenho do domínio de interesse do estudo mas, também, se revelou como estratégia na corresponsabilização do corpo docente do programa nesse processo.

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Biografia do Autor

Maria Carlota de Rezende Coelho, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Vitória, ES, Brasil.

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), em Vitória, RJ, Brasil.

Gissele Carraro, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Vitória, ES, Brasil.

Doutora, Mestra e Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, RS, Brasil; docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), em Vitória, RJ, Brasil.

Janine Pereira da Silva, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Vitória, ES, Brasil.

Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil; docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), em Vitória, RJ, Brasil; e coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica da mesma instituição.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Coelho, M. C. de R., Carraro, G. ., & da Silva, J. P. . (2021). Validação de instrumento de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu na área do Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e39192. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39192

Edição

Seção

Artigos e Ensaios