Acompanhamento de egressos como instrumento de gestão / Follow-up of alumni as a management tool

Autores

  • Maria Carlota de Rezende Coelho EMESCAM
  • Janine Pereira da Silva EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.2.29514

Palavras-chave:

Educação de pós-graduação. Avaliação institucional. Egresso.

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma ferramenta para acompanhamento de egressos como instrumento de gestão. Trata-se de estudo exploratório, de abordagem quanti-qualitativa, com egressos de um Programa de Mestrado em Vitória, ES, Brasil. Para obtenção dos dados utilizou-se questionário eletrônico. Entre os participantes, houve predomínio do sexo feminino e faixa etária de 31 a 40 anos. Metade dos egressos publicou dados relativos ao mestrado e 14% cursam ou cursaram o doutorado. Ademais, 43% são membros de instituição vinculada à sociedade civil e 18% declararam identificação com algum partido político. Identificou-se, ainda, que os valores que o Mestrado agregou à vida profissional dos egressos estão em consonância com os objetivos propostos pelo Programa. Portanto, esta ferramenta configurou-se como importante instrumento para acompanhamento de egressos e ocasionou, por consequência, melhorias no processo de gestão do Programa.

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Biografia do Autor

Maria Carlota de Rezende Coelho, EMESCAM

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Especialista Gestão Hospitalar pela Universisdade Estadual de Campinas - UNICAMP. Fez reisdência em cardiologia na Universisade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Grauação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (1979). Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória do Ciursos de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Enfermeira aposentada do Hospital Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora voluntária do Mestrado em Enfermagem da UFES. Linha de pesquisa: trabalho, saúde do trabalhador, enfermagem e os movimentos sociais, entidades de classe da enfermagem na dinâmica social e política. (Texto informado pelo autor)

Janine Pereira da Silva, EMESCAM

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista PROFIX D (Edital FAPES Nº 009/2014) vinculada ao Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Vitória – ES/Brasil.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Coelho, M. C. de R., & da Silva, J. P. (2017). Acompanhamento de egressos como instrumento de gestão / Follow-up of alumni as a management tool. Textos & Contextos (Porto Alegre), 16(2), 470–478. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.2.29514

Edição

Seção

Formação Pós-Graduada e Estratégias de Gestão