As reformas previdenciárias brasileiras sob a pressão neoliberal

Autores

  • Camila Kimie Ugino Unip
  • Rosa Maria Marques PUCSP

Palavras-chave:

Reformas previdenciárias. Seguridade Social. Políticas sociais. Governos FHC e Lula.

Resumo

Este artigo trata das reformas previdenciárias realizadas pelos governos FHC e Lula, com destaque para os argumentos utilizados, as mudanças efetivadas e para alguns dos resultados imediatos de sua implantação. Apesar dos ataques a direitos, as reformas não contemplaram o interesse maior das propostas neoliberais no campo previdenciário, isto é, a criação de um espaço para o desenvolvimento maciço do regime de capitalização. Contudo, do ponto de vista do conceito de Seguridade Social, as reformas praticamente esvaziaram seu conteúdo, o que constitui um grande retrocesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Kimie Ugino, Unip

Professora da Universidade Paulista (Unip), mestre pelo Programa pós-graduado em Economia Política da PUCSP e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH) da PUCSP.

Rosa Maria Marques, PUCSP

Professora titular do Departamento de Economia e do Programa pós-graduado em Economia Política da PUCSP. Líder do Grupo de Pesquisa PDH.

Downloads

Publicado

2012-05-16

Como Citar

Ugino, C. K., & Marques, R. M. (2012). As reformas previdenciárias brasileiras sob a pressão neoliberal. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 24–39. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/11201

Edição

Seção

O contexto social e as políticas sociais