Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências

Autores

  • Andreia Mendes dos Santos PUCRS
  • Patricia Teresinha Scherer PUCRS

Palavras-chave:

Saúde, Obesidade, Fome, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem como foco o tema de como as políticas sociais vem atentando, no Brasil, a questão da alimentação. Historicamente a luta contra a fome tem sido uma preocupação central e, paradoxalmente, a obesidade atingiu índices de epidemia. Este artigo pretende contribuir para a análise do problema da questão da fome, da desnutrição e da obesidade da população brasileira. Ao longo do período brasileiro, ocorreram lutas em torno da fome e em resposta foram apresentados planos e ações governamentais. Ainda não satisfatórios, a questão ampliou-se da fome à obesidade e hoje se sugere que os debates do Estado brasileiro precisam considerar o caráter especial da política pública: o seu propósito emancipatório. Neste contexto, o Serviço Social tem o compromisso de abordar esta realidade, lançando um olhar para a totalidade do fenômeno, desvendando e compreendendo as contradições inerentes à fome e obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Mendes dos Santos, PUCRS

Andréia Mendes dos Santos Psicóloga. Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora colaboradora do PPGSS/PUCRS. Membro do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES/FINEP. Orientadora.

Patricia Teresinha Scherer, PUCRS

Patricia Teresinha Scherer Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGSS/PUCRS), integrante do Núcleo de Estudos sobre Políticas e Demandas Sociais – NEDEPS.

Downloads

Publicado

2012-07-27

Como Citar

dos Santos, A. M., & Scherer, P. T. (2012). Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 92–105. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/10777

Edição

Seção

O contexto social e as políticas sociais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)