Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências
Palavras-chave:
Saúde, Obesidade, Fome, Políticas PúblicasResumo
O presente artigo tem como foco o tema de como as políticas sociais vem atentando, no Brasil, a questão da alimentação. Historicamente a luta contra a fome tem sido uma preocupação central e, paradoxalmente, a obesidade atingiu índices de epidemia. Este artigo pretende contribuir para a análise do problema da questão da fome, da desnutrição e da obesidade da população brasileira. Ao longo do período brasileiro, ocorreram lutas em torno da fome e em resposta foram apresentados planos e ações governamentais. Ainda não satisfatórios, a questão ampliou-se da fome à obesidade e hoje se sugere que os debates do Estado brasileiro precisam considerar o caráter especial da política pública: o seu propósito emancipatório. Neste contexto, o Serviço Social tem o compromisso de abordar esta realidade, lançando um olhar para a totalidade do fenômeno, desvendando e compreendendo as contradições inerentes à fome e obesidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.