Ensino de Jornalismo: referências para a formação acadêmica

Autores

  • Claudia Peixoto de Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.26197

Palavras-chave:

Jornalismo, ensino, formação acadêmica, fontes bibliográficas

Resumo

O artigo registra as principais fontes bibliográficas sobre o ensino de Jornalismo, no Brasil e em Portugal, no período de 2000 a 2016, que está em sintonia com o tempo referente às discussões a respeito das diretrizes curriculares e sua implantação em nosso país, bem como ao ‘Tratado da Amizade’. Uma pesquisa bibliográfica e documental foi realizada para o levantamento das referências existentes nos portais de universidades, nos sites de editoras e divulgadas na internet. As referências bibliográficas brasileiras e portuguesas indicadas neste texto são aquelas selecionadas entre as várias fontes reveladas na busca inicial, cujas escolhas estão vinculadas ao meu interesse específico pela pesquisa sobre o ensino para uma formação qualificada e com dimensões sociais.

Referências

ALMEIDA, Fernando Ferreira; SILVA, Robson Bastos da; MELO, Marcelo Briseno Marques de (Orgs.). O ensino de comunicação frente às Diretrizes Curriculares. São Paulo: INTERCOM, 2015.

ANTONIOLI, Maria Elisabete. Ensino de Jornalismo e Legislação Educacional. São Paulo: L’Editora, 2006.

CASCAIS, Fernando. O ensino do/para o jornalismo e a formação profissional. Comunicação e Sociedade, Braga, Portugal, revista 5, p. 85-93, 2004.

CASCAIS, Fernando. Ensino do Jornalismo em Portugal. História de um fracasso dos jornalistas. In: Um Século de Ensino do Jornalismo. Media & Jornalismo, Lisboa: Centro de Investigação Media e Jornalismo, ano 8, n. 13, 2008.

COELHO, Pedro. “Números e factos do ensino superior de Jornalismo em Portugal: de como o excesso de procura resultou em excesso de oferta”. In: MORAES JÚNIOR, Enio; MALULY, Luciano Victor Barros; OLIVEIRA,

Dennis de (Orgs.). Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do Jornalismo no século XXI. São Paulo: ECA/USP, 2013.

DISCURSO e Prática no Ensino da Comunicação. Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo: Umesp, ano 27, n. 44, 2º sem. 2005.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ (Org.). Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade. Florianópolis: FENAJ, 2008.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ (Org.). Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade. Florianópolis: Imprensa da UFSC, 2002 (2. ed. – versão on line - www.

fenaj.org.br).

FIDALGO, Joaquim. Jornalistas: um perfil socioprofissional em mudança. Comunicação e Sociedade, Braga, Portugal, revista 5, p. 63-74, 2004.

FIDALGO, Joaquim. O jornalista em construção. Porto: Porto Ed., 2008.

GRAÇA, Sara Meireles. Os jornalistas portugueses: dos problemas da inserção aos novos dilemas profissionais. Coimbra: MinervaCoimbra, 2007.

LIMA, Samuel. “A concepção coletiva e inovadora do Projeto pedagógico”. In: MICK, Jacques; LIMA, Samuel (Orgs.) Ensinar comunicação: desafios pedagógicos no ensino de Jornalismo e Publicidade. Chapecó: Argos, 2012.

LOPES, Fernanda Lima. Ser Jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Paulus, 2013 (Coleção Temas de Comunicação).

LOPES, Maria Immacolata Vassallo. A pesquisa e o ensino nas Escolas de Comunicação. In: PERUZZO, Cicília Maria Krohling; SILVA, Robson Bastos da (Orgs.). Retrato do Ensino em Comunicação no Brasil. São Paulo: INTERCOM, Taubaté: UNITAU, 2003.

MACHADO, Elias. “O ensino de Jornalismo em tempos de ciberespaço”. In: MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Orgs.). O ensino do Jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias & software. Salvador: EDUFBA, 2007.

MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Orgs.). O Ensino do Jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias & software. Salvador: EDUFBA, 2007.

MACHADO, Elias; TEIXEIRA, Tattiana (Orgs.). Ensino de Jornalismo em tempos de convergência. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

MARINHO, Sandra. A formação em Jornalismo: sinais e problemas de um debate latente. In: PINTO, Manuel; MARINHO, Sandra (Orgs.). Os Media em Portugal nos primeiros cinco anos do Século XXI. Braga: Comunicação e Sociedade; Porto: Campo das Letras, 2008.

MARINHO, Sandra. Jornalismo e formação em mudança: modelos e construções na análise do caso português. Braga – Portugal: Editora CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade

do Minho, 2015. (eBook)

MEDITSCH, Eduardo. A qualidade do ensino na perspectiva do jornalismo: dos anos 1980 ao início do novo século. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Ensino de Comunicação: qualidade na formação acadêmico-profissional. São Paulo: ECA/USP, INTERCOM, 2007.

MEDITSCH, Eduardo. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. In: FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ (org.). Formação Superior em Jornalismo:

uma exigência que interessa à sociedade. Florianópolis: FENAJ, 2008.

MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e pesquisa para o Jornalismo que está por vir. Florianópolis: Insular/Edufsc, 2012.

MEDITSCH, Eduardo. “A aplicação das novas diretrizes curriculares: oportunidade para o reencontro do Ensino de Jornalismo com o que foi perdido em sua História”. In: ALMEIDA, Fernando Ferreira; SILVA, Robson Bastos da; MELO, Marcelo Briseno Marques de (Orgs.). O ensino de comunicação frente às Diretrizes Curriculares. São Paulo: INTERCOM, 2015.

MELO, José Marques de. Lutas acadêmicas e resistências intelectuais: trajetória do jornalismo e da comunicação nas universidades latino-americanas. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo: Umesp, ano 27, n. 44, p. 137-156, 2º sem. 2005.

MELO, José Marques de (Org.). Pedagogia da Comunicação: matrizes brasileiras. São Paulo: Angellara, 2006.

MELO, José Marques de (Org.). O campo da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.

MELO, José Marques de. “Desafios do ensino do Jornalismo no século XXI”. In: ALMEIDA, Fernando Ferreira; SILVA, Robson Bastos da; MELO, Marcelo Briseno Marques de (Orgs.). O ensino de comunicação frente às

Diretrizes Curriculares. São Paulo: INTERCOM, 2015.

MESQUITA, Mário; PONTE, Cristina. Situação do ensino e da formação profissional na área do Jornalismo. Relatório elaborado para a Representação da Comissão Europeia em Portugal. 1996-1997. Lisboa, Portugal. (http://www.bocc.ubi.pt)

MESQUITA, Mário. O quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. 2. ed. rev. Coimbra: MinervaCoimbra, 2004.

MICK, Jacques; LIMA, Samuel (Orgs.). Ensinar Comunicação: desafios pedagógicos no ensino de Jornalismo e Publicidade. Chapecó: Argos, 2012.

MORAES JÚNIOR, Enio. Formação de Jornalistas: elementos para uma pedagogia de ensino do interesse público. São Paulo: Annablume, 2013.

MORAES JÚNIOR, Enio; MALULY, Luciano Victor Barros; OLIVEIRA, Dennis de (Orgs.). Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do Jornalismo no século XXI. São Paulo: ECA/USP, 2013.

O ENSINO do Jornalismo. Comunicação e Sociedade – revista 5. Braga, Portugal: Campo das Letras, 2004.

PINTO, Manuel. O ensino e a formação na área do Jornalismo em Portugal: ‘crise de crescimento’ e notas programáticas. Comunicação e Sociedade, Braga, Portugal, revista 5, p. 49-62, 2004.

PÔRTO JR., Francisco Gilson Rebouças. “Brasil e Portugal: uma perspectiva comparativa sobre a história da formação em Jornalismo”. In: MACHADO, Elias (Org.). O Ensino de Jornalismo na Era da Convergência: conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2011.

RAMADAN, Nancy Nuyen Ali. “Brasil e Portugal: problemáticas

e orientações no ensino do Jornalismo”. In: MORAES JÚNIOR, Enio; MALULY, Luciano Victor Barros; OLIVEIRA, Dennis de (Orgs.). Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do Jornalismo no século XXI. São

Paulo: ECA/USP, 2013.

REBELO, José. A Comunicação: temas e argumentos. Coimbra: MinervaCoimbra, 2003.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O Campo dos Media. Lisboa: Vega, 1988.

TEIXEIRA, Tattiana. “Projetos Pedagógicos em Tempos de Mudança no Jornalismo: desafios e alternativas”. In: MACHADO, Elias (Org.). O Ensino de Jornalismo na Era da Convergência: conceitos, metodologias e

estudos de casos no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2011.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005a. v. I.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005b. v. II.

UM Século de Ensino do Jornalismo. Media & Jornalismo,

Lisboa: Centro de Investigação Media e Jornalismo, ano 8, n. 13, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Autor Convidado