A Ética da Comunicação na Hipermodernidade: A Responsabilidade Social refletida na propaganda

Autores

  • Luciana Pletsch Galhardi PUCRS

Palavras-chave:

televisão, propaganda social, responsabilidade social, moral

Resumo

O presente trabalho busca refletir e discutir como o apelo de solidariedade exercido pela propaganda social reflete a moral na hipermodernidade. Para isso, é necessário identificar a intencionalidade do anunciante e o formato utilizado por comerciais televisivos, para assim, compreender como se configura o espaço de responsabilidade social neste tipo de propaganda. Como corpus de nossa análise, selecionamos quatro comerciais: AACD 2009; Criança Esperança 2010; ADOTE 2008; e WWF Brasil 2009.

Biografia do Autor

Luciana Pletsch Galhardi, PUCRS

Publicitária graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), atua no mercado publicitário desde 2005, trabalhando em agências de publicidade, no setor de criação como diretora de arte. A mestranda realiza pesquisa de título "Comunicação empresarial: a publicidade emocional utilizada pela Natura Cosméticos". Atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, sob orientação da professor doutor Juremir Machado da Silva e apoio da Capes. É integrande do GEISC, Grupo de Pesquisa de Comunicação, Imaginário, Sociedade e Cultura.

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Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Artigos