Vaporwave: Dadaísmo digital de mídias

Autores

  • Jamer Guterres de Mello Universidade Anhembi Morumbi
  • Mario Alberto Pires de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29269

Resumo

Este artigo busca investigar as relações técnicas, discursivas e expressivas entre os movimentos estéticos Vaporwave e Dadaísmo. O primeiro é um movimento cuja expressão se dá na interseção entre música, vídeo e imagem estática a partir de material digital disponível na internet; o segundo foi um movimento das vanguardas artísticas modernas do início do século passado, formado principalmente na Europa por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos. Mais especificamente o objetivo deste texto é tentar identificar de que forma o tipo de apropriação efetuado no Vaporwave se assemelha às estratégias de criação utilizadas pelos dadaístas. O que evidenciamos nas investigações aqui propostas é que tanto o Dadaísmo quanto o Vaporwave funcionam como contra-ambientes (MCLUHAN; STAINES, 2005) que revelam as lógicas de funcionamento das mídias hegemônicas, produzindo novos hábitos e usos em relação às tecnologias.  

Biografia do Autor

Jamer Guterres de Mello, Universidade Anhembi Morumbi

Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo. Doutor em Comunicação e Informação pelo PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

Referências

Autor 2; Autor 1. 2017.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1955. Disponível em: http://www.ufrgs.br/obec/assets/acervo/arquivo/benjamin_reprodutibilidade_tecnica.pdf

BRADLEY, Fiona. Surrealismo. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro, 1993.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2008.

HAFTMANN, Werner. Posfácio. In: RICHTER, Hans Georg. Dadá: arte e antiarte. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

McLUHAN, S.; STAINES, D. (org.). McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. Ediouro, 2005.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. São Paulo: Cultrix, 2010.

RICHTER, Hans Georg. Dadá: arte e antiarte. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Artigos