Comer juntos: da estratégia transmídia ao consumo alimentar midiatizado

Authors

  • Lívia Silva de Souza Universidade de São Paulo
  • Rosana Mauro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21748

Keywords:

Midiatização, consumo alimentar, transmídia, telenovela, Coca-Cola.

Abstract

No contexto da sociedade midiatizada, as práticas do consumo alimentar se vêem cada vez mais influenciadas pela mídia enquanto instituição social com papel cada vez mais central frente a outras instituições, a exemplo da família. O presente artigo tem por objeto a estratégia transmídia da marca Coca-Cola que leva às telenovelas da Rede Globo e a um hotsite  no portal Gshow suas representações de rituais de consumo alimentar em família, sob o slogan “Comer juntos alimenta a felicidade”. São observados aspectos da estratégia transmídia que reforçam o caráter cada vez mais central da mídia não só na representação de rituais de consumo, mas na própria constituição destes rituais do consumo alimentar midiatizado, aqui particularmente nas telenovelas brasileiras.

Published

2016-02-16

Issue

Section

Dossiê 65 anos de TV no Brasil