Circuitos e interação: articulações metodológicas para a análise de produtos culturais midiáticos

Autores/as

  • Lorena Pereira Caminhas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thales Vilela Lelo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.16479

Palabras clave:

Estudos Culturais, Metodologia, Interação.

Resumen

Este artigo pretende discutir problemáticas teórico-metodológicas envolvidas na operacionalização dos modelos de circuitos de comunicação/cultura elaborados pelos Estudos Culturais. Delimitando o campo nos quais estes modelos se inserem como abordagens de método, será possível retomar o debate estabelecido em torno da forma mais adequada de acionamento do modelo nas pesquisas empíricas. Neste percurso, pretende-se abrir terreno para o ponto central deste trabalho: a inserção do conceito de interação como chave heurística fundamental para apreensão dos circuitos e para sua inscrição nas agendas investigativas. As características de uma pesquisa norteada por este desenho do processo comunicativo serão expostas em uma sessão dedicada à análise de um episódio do programa Aglomerado, da Rede Brasil. 

Biografía del autor/a

Lorena Pereira Caminhas, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Mídia e Cultura".

Thales Vilela Lelo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Grupo de Pesquisa "Jornalismo, Narrativas e Linguagens".

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Publicado

2014-10-30

Número

Sección

Artículos