Comer juntos: da estratégia transmídia ao consumo alimentar midiatizado

Autores

  • Lívia Silva de Souza Universidade de São Paulo
  • Rosana Mauro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21748

Palavras-chave:

Midiatização, consumo alimentar, transmídia, telenovela, Coca-Cola.

Resumo

No contexto da sociedade midiatizada, as práticas do consumo alimentar se vêem cada vez mais influenciadas pela mídia enquanto instituição social com papel cada vez mais central frente a outras instituições, a exemplo da família. O presente artigo tem por objeto a estratégia transmídia da marca Coca-Cola que leva às telenovelas da Rede Globo e a um hotsite  no portal Gshow suas representações de rituais de consumo alimentar em família, sob o slogan “Comer juntos alimenta a felicidade”. São observados aspectos da estratégia transmídia que reforçam o caráter cada vez mais central da mídia não só na representação de rituais de consumo, mas na própria constituição destes rituais do consumo alimentar midiatizado, aqui particularmente nas telenovelas brasileiras.

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Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Dossiê 65 anos de TV no Brasil