Dicção individual e intervenção pública em “Três sonetos positivos” de Joaquim Cardozo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.2.29467

Palabras clave:

Joaquim Cardozo, Poesia brasileira moderna, Soneto, Adjetivo, Estilo

Resumen

Devido ao lugar impreciso que Joaquim Cardozo ocupa na historiografia literária
brasileira, a exploração de sua obra aqui estará circunscrita ao raio de alcance de uma possível expressão individual, recortada em três sonetos qualificados pelo mesmo adjetivo:“positivos”. Com isso, a positividade da qualificação textual deverá se converter em especulação sobre o sentido construído circunstancialmente naquela composição, que é tripartida e se desdobra na reflexão sobre o vocabulário do autor, notadamente pela utilização modalizada do adjetivo. Assim, os três sonetos serão considerados como instrumentos de acesso ao estilo do autor através do léxico utilizado. O soneto seria, pois, o cenáculo através do qual se materializa uma expressividade singular, mais facilmente identificável pelos limites da forma fixa, mas que deverá sinalizar algo da sua obra como um todo, onde o ritmo, a métrica, o vocabulário e o fraseado dos seus versos adquirem outros contornos, já que sofrem interferência de outras condicionantes. Óbvio está que a utilização da forma fixa por Cardozo desestabiliza o sentido do próprio soneto, vincando-se a seu modo na tradição.

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Biografía del autor/a

Everton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Literatura Brasisleira no Instituto de Letras da UERJ

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Publicado

2018-07-30

Cómo citar

Correia, E. B. (2018). Dicção individual e intervenção pública em “Três sonetos positivos” de Joaquim Cardozo. Letras De Hoje, 53(2), 223–231. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.2.29467

Número

Sección

Teoria e Prática da Biografia