A funcionalidade do princípio interativo na produção de fala bilíngue

Autores

  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Produção de fala, Bilinguismo, Ativação fonológica, Interatividade

Resumo

Neste artigo discutimos a existência de interatividade entre línguas na produção de fala bilíngue, a partir de resultados de um estudo, desenvolvido dentro do paradigma de interferência desenho-palavra, com bilíngues português-espanhol e espanhol-português. Como o princípio interativo está diretamente relacionado com a ativação sublexical e com o compartilhamento de traços fonológicos entre palavras, analisamos dados obtidos em testes de efeitos de identidade interlinguística (quando há correspondência semântica) e de facilitação fonológica/ortográfica (quando há correspondência fonológica), envolvendo palavras cognatas, não-cognatas e falso-cognatas. Os resultados fortaleceram a evidência de que a interatividade é funcional entre as línguas do bilíngue, porque as cognatas foram nomeadas mais rapidamente em todas as condições e pela rapidez de nomeação das falso-cognatas no contexto de facilitação fonológica. Observou-se também que, quando não há correspondência semântica entre as palavras, a similaridade fonológica e a ativação sublexical facilitam a nomeação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Professora da Área de Espanhol, vinculada ao Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve pesquisas sobre acesso lexical e produção de fala em bilíngues português-espanhol e espanhol-português e também sobre o foco na forma no ensino de línguas.

Downloads

Publicado

2012-01-31

Como Citar

Preuss, E. O. (2012). A funcionalidade do princípio interativo na produção de fala bilíngue. Letras De Hoje, 47(1), 76–83. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9636

Edição

Seção

Linguagem e Cognição: interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências