O uso do desenho como comunicação nas afasias

  • Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso Centro Universitario Metodista IPA
  • Marlise Bisso Centro Universitario Metodista IPA
  • Adrian Conci Braga Centro Universitário Metodista IPA
Palavras-chave: Afasia, Escrita, Linguagem, Discurso

Resumo

A afasia é uma perturbação que atinge a linguagem dos sujeitos acometidos por afecções neurológicas em diferentes níveis linguísticos, tanto na oralidade quanto na escrita. Este artigo busca referenciar o desenho utilizado por sujeitos afásicos como comunicação escrita, sob a ótica do discurso. Foi solicitado a oito sujeitos afásicos que escrevessem quatro palavras a partir da sua imagem e uma frase por pedido oral. Os resultados foram de: três sujeitos não apresentando qualquer produção, evidenciando comprometimento na compreensão da ordem; dois realizando desenhos; dois com desenhos e escrita; e um somente escrita. Os dados encontrados consolidam a ideia de (re)significação da linguagem utilizada por estes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso, Centro Universitario Metodista IPA
Fonoaudióloga Clínica, Doutoranda em Gerontologia Biomédica (PUCRS); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM/ RS, Especializaçao em Alfabetizaçao (PUCRS); Educaçao Pre-escolar (PUCRS); Reabilitaçao em Fonoaudiologia enfase em linguagem (IMEC); Reabilitaçao em Fonoaudiologia - enfase em voz (IMEC); docente do curso de graduaçao Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA de Porto Alegre /RS; docente da pós graduaçao em Fonoaudiologia Hospitalar do Centro Universitario Metodista IPA de Porto Alegre/RS.
Marlise Bisso, Centro Universitario Metodista IPA
Bacharel em Fonoaudiologia; formanda em 2011 do Centro Universitario Metodista IPA
Adrian Conci Braga, Centro Universitário Metodista IPA
Bacharel em Fonoaudiologia; formando em 2011 pelo Centro Universitario Metodista IPA
Publicado
2012-01-31
Como Citar
Cardoso, M. C. de A. F., Bisso, M., & Braga, A. C. (2012). O uso do desenho como comunicação nas afasias. Letras De Hoje, 47(1), 39-44. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9585
Seção
Linguagem e Cognição: interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências