As bases da leitura: entre a “ciência” da literacia precoce e a “ciência” do jogo
Palavras-chave:
Leitura, Literacia, Literacia emergente, Políticas educativas (académica e baseada no jogo), Leitura indirecta, Desenvolvimento da linguagem)Resumo
Este texto pretende transmitir a quem lida no quotidiano com a criança que a leitura pode ser preparada desde muito cedo tendo em consideração contudo a criança num todo. Para se tornar um leitor, a criança vai necessitar, como é natural, de passar por uma etapa em que lhe é exigido que saiba dominar tanto o mecanismo que lhe permite conhecer e reconhecer letras, conhecer e reconhecer palavras, como o processamento fonológico. No entanto, esta abordagem mais de ordem académica, mais baseada na “ciência”, não se revela suficiente se a acepção da leitura que se quiser ver realçada não se se circunscrever somente à decifração, mas abranger também e sobretudo a compreensão. Em meu entender, a leitura deve ser sobretudo compreensão, muito embora precise de passar pela fase da decifração, que terá de ser dominada rapidamente de forma a vir a tornar-se um procedimento automático que deixe a memória da criança liberta para captar com rapidez o sentido do que lê, sem interrupções motivadas por uma decifração morosa. Em vista disto, advoga-se que a criança seja familiarizada com a leitura, tendo presente os benefícios provenientes da literacia emergente, por meio da conjugação de políticas educativas (académica e baseada n o jogo). Não se tem então unicamente em conta o lado intelectual da criança; consideram-se igualmente outras habilidades cognitivas, para lá daquilo que o jogo simbólico/sociodramático pode ainda trazer em termos emocionais e sociais. Relativamente às práticas de leitura, defende-se a leitura indirecta e revela-se o que esta pode representar numa perspectiva multicognitiva e no desenvolvimento da linguagem, contribuindo dessa forma para um sucesso cada vez mais acentuado da leitura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Pinto, M. da G. L. C. (2010). As bases da leitura: entre a “ciência” da literacia precoce e a “ciência” do jogo. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8116
Edição
Seção
Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces 10 anos de existência do CELIN
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.