Uma ferramenta de autoria para o professor. O que é e o que faz

Autores

  • Vilson J. Leffa

Resumo


O objetivo deste trabalho é descrever uma ferramenta de autoria voltada para a produção de materiais de ensino. Parte-se de uma diferenciação entre texto, hipertexto e atividade mediada por computador, caracterizando- se atividade como um artefato capaz de interagir com o usuário. Justifica- se o trabalho pela necessidade de capacitar o professor no uso dessa nova tecnologia, ainda pouco explorada em toda sua potencialidade. Faz-se um levantamento das principais ferramentas disponíveis para o professor, dos recursos que elas devem oferecer e das atividades que elas podem produzir. Seis tipos de atividades são analisadas em detalhe: (1) recuperação de texto, (2) cloze, (3) reordenação, (4) associação, (5) múltipla escolha e (6) perguntas abertas. As vantagens e limitações de uma ferramenta de autoria são também debatidas.
Palavras-Chave: Ferramenta de autoria. Ensino a distância. Produção de materiais.CALL.
Abstract
The objective of this paper is to describe a teacher authoring tool, aimed at designing teaching materials. Initially a difference is made between text, hypertext and computer-mediated activity, which is characterized as an artifact capable of interacting with the user. The study is justified by the need to empower teachers in the use of this new technology, seen as still unexploited in all its potentiality. The main tools, available for the teacher, are surveyed, including the features they offer and the activities they may produce. Six types of activities are analyzed in detail: (1) text recovery, (2) cloze, (3) reordering, (4) matching, (5) multiple choice, and (6) open questions. The advantages and limitations of an authoring tool are also discussed.
Key Words: Authoring tools. Distance learning. Materials design. CALL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-22

Como Citar

Leffa, V. J. (2006). Uma ferramenta de autoria para o professor. O que é e o que faz. Letras De Hoje, 41(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/599

Edição

Seção

Artigos