Taller de Juegos Electrónicos

estratégia de ensino para desenvolver a motivação e a aprendizagem em espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.44185

Palavras-chave:

Língua espanhola, Línguas adicionais, Oficina de games, Jogos digitais, Aprendizagem ergódica.

Resumo

Este trabalho traz o relato e as conclusões de uma pesquisa desenvolvida ao longo de cerca de três anos com o objetivo de proporcionar um processo lúdico de aprendizagem de língua espanhola a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Partindo dos conceitos de Homo Ludens, de Huizinga (2000), de aprendizagem ergódica, de Leffa e Beviláqua (2019), e de inserção das tecnologias digitais no ensino de línguas, em especial os videojogos, conforme proposto por autores como Leffa e Pinto (2014), propusemo-nos a desenvolver uma oficina de games com os estudantes, a fim de que eles aprendessem a criar seus próprios jogos e pudessem utilizar a língua espanhola não como fim, mas como meio para construir seus produtos. Para tanto, desenvolvemos, primeiramente, um jogo na plataforma Escape Factory, que serviu de base e inspiração para os alunos. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada sob os pressupostos metodológicos do Design-Based Research, que prevê uma série de fases no desenvolvimento de produtos com fins educacionais, fases essas que se desenvolvem em ciclos iterativos, o que implica contínuas avaliações e reformulações. A partir do jogo-modelo e da oficina de criação, os alunos desenvolveram seus próprios games digitais em espanhol. Com as anotações realizadas em diário de bordo ao longo do processo, além dos questionários respondidos pelos alunos, podemos afirmar, ainda que novos estudos sejam necessários, que a aprendizagem de língua adicional por meio do desenvolvimento de jogos pode ser significativa, motivadora e, principalmente, efetiva.

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Biografia do Autor

Juliana da Silveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria, RS, Brasil). Professora do município de Caçapava do Sul, RS. Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Jaguarão, RS, Brasil), licenciada em Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Pelotas, RS, Brasil).

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo/RS, Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Cerro Largo, RS, Brasil).

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

da Silveira Machado, J., & Vinícius Liessem Fontana, M. (2024). Taller de Juegos Electrónicos: estratégia de ensino para desenvolver a motivação e a aprendizagem em espanhol. Letras De Hoje, 59(1), e44185. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.44185