A revolta da vacina e as valorações verticalizadas na dinâmica discursiva das redes sociais digitais Facebook e Instagram
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40747Palavras-chave:
Dialogismo, Redes sociais digitais, Ecossistema de interação discursiva, COVID-19, Valoração verticalizadaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos dialógico-discursivos em publicações e em comentários a essas publicações sobre a difusão e o impacto das vacinas para COVID-19 no contexto brasileiro, compreendendo as axiologias nas construções de enunciados on-line feitos por usuários do Facebook e do Instagram e descrevendo as relações entre os indivíduos para o uso das redes sociais enquanto ecossistemas de interação discursiva. Como correntes teóricas, estamos vinculados à Teoria Dialógica da Linguagem e aos estudos sobre as redes sociais digitais. Trata-se de uma abordagem qualitativa e de pesquisa netnográfica. Portais de (web)jornalismo e de divulgação científica no Facebook e no Instagram servem de geração de dados para esta pesquisa, com ênfase em publicações sobre as decisões governamentais e o desenvolvimento das vacinas. Os resultados apontam que a posição discursiva assumida pela página promove engajamentos diferentes, oscilando entre relações verticalizadas entre os sujeitos e discussões horizontalizadas com cunho educacional.
Downloads
Referências
AMARAL, A..; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Cadernos da Escola de Comunicação, Curitiba, n. 6, p. 1-12, 2008. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/1958/1535. Acesso em: 2 fev. 2021.
BAKHTIN, M. M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2017.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016.
BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.
CAMARGO, G. C. V.; MARCHEZAN, R. C. Identificação do diferente: os posts publicitários de Lu do Magazine Luiza, em perspectiva bakhtiniana. Diálogos Pertinentes, Franca, v. 16, n. 1, p. 8-31, 7 ago. 2020. Disponível em: http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/3650. Acesso em: 2 fev. 2021.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FETTER, G. L. Discurso anticientífico e covid-19: tensões entre política e jornalismo. Macabéa: Revista eletrônica do Netlli, Crato, v. 9, n. 4, p. 562-584, 2020. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/2672/1962. Acesso em: 2 fev. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polit, Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução e nota das tradutoras de Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. Apresentação de Beth Brait. Prefácio de Sheila Vieira de Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes. 2010.
RECUERO, R. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no facebook. Verso e Reverso, v. 28, n. 68, p. 114-124, 2014.
RECUERO, R. da C. Discurso mediado por computador nas redes sociais. In: ARAÚJO, J. C.; LEFFA, V. (org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola, 2016. p. 17-32.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.