A crônica de Alcione Araújo como espaço de cristalização da literariedade

“No crepúsculo do outono” e “Sherazade espantada”

Palavras-chave: Literatura, Alcione Araújo, crônica, literariedade.

Resumo

A literatura se manifesta, ao longo do tempo, como uma das formas artísticas mais expressivas da humanidade. O poder da escrita aliado ao talento individual autoral são características que engrandeceram essa arte humana de, por meio da justaposição de palavras, compor não somente a vida de personagens criados no âmbito da ficcionalidade, mas a existência do próprio homem, mostrando ora seus feitos e grandezas, ora seus infortúnios e mazelas. Este artigo, nesse sentido, tem o objetivo de verificar, por meio de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, como algumas características inerentes à literariedade se manifestam em dois textos pertencentes ao gênero crônica. O primeiro deles é o que se intitula “No crepúsculo do outono”. Já o segundo é “Sherazade espantada”. Tais escritos fazem parte da obra Cala a boca e me beija, livro de crônicas escrito por Alcione Araújo, publicado pela editora Record no ano de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil

Pós-doutora em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

Luís Francisco Fianco Dias, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Minas Gerais, MG, Brasil; professor da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, RS, Brasil.

Wilian Dal´Ponte, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutorando em Linguística pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil; professor da Educação Básica.

Referências

ARAÚJO, Alcione. Cala a boca e me beija. Rio de Janeiro: Record, 2010.

BABBITT, Irving. O Crítico e a Vida Americana. In: NOSTRAND, Albert d. van. Antologia de crítica literária. Rio de Janeiro: Lidador, 1968. p. 208-221.

DANZIGER, Marlies K. Introdução ao estudo crítico da literatura. São Paulo: Cultrix, 1974.

PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.

REIS, Carlos. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedina, 1997.

SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1985.

Publicado
2021-06-11
Como Citar
Campigotto Aquino, I., Fianco Dias, L. F., & Dal´Ponte, W. (2021). A crônica de Alcione Araújo como espaço de cristalização da literariedade: “No crepúsculo do outono” e “Sherazade espantada”. Letras De Hoje, 56(1), e37170. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.1.37170
Seção
Seção: Temática Livre