A condição judaica no processo de criação literária de Cíntia Moscovich e Michel Laub
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.2.36469Palavras-chave:
Judaísmo, Literatura judaica, Literatura brasileira contemporânea, Processo criativoResumo
Neste artigo são investigadas as características da condição judaica na obra de dois escritores judeus brasileiros contemporâneos: Cíntia Moscovich e Michel Laub. Por meio da leitura das obras Por que sou gorda, mamãe? (2006) e Diário da queda (2011), as características da identidade judaica encontradas nas narrativas são comparadas com a posição dos próprios autores, conhecida através de entrevistas realizadas em setembro de 2018. Tanto as respostas da entrevista quanto a observação dos textos literários são interpretadas à luz de A condição judaica (1985), de Moacyr Scliar. Conclui-se que a identidade judaica não é um dado biológico/hereditário nem religioso, compondo-se a partir de marcos culturais, como costumes, rituais, fala, humor e alimentação, e que a presença desses elementos ou o pertencimento de autores ao judaísmo não condiciona uma obra, por si, como literatura judaica.
Downloads
Referências
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Mazzucchi Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. Tradução: Maria Lucia Machado, tradução de notas: Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LAUB, Michel. Diário da queda. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LAUB, Michel. Michel Laub: depoimento [set. 2018]. Porto Alegre: PUCRS, 2018. Arquivo digital, 39:19 min. Entrevista concedida ao Projeto A condição judaica no processo de criação literária de Cíntia Moscovich e Michel Laub.
MOSCOVICH, Cíntia. Por que sou gorda, mamãe? Rio de Janeiro: Record, 2007.
MOSCOVICH, Cíntia. Cíntia Moscovich: depoimento [set. 2018]. Porto Alegre: PUCRS, 2018. Arquivo digital, 53:10 min. Entrevista concedida ao Projeto A condição judaica no processo de criação literária de Cíntia Moscovich e Michel Laub.
PFEFFER, Renato Somberg. Vidas que sangram história: a comunidade judaica de Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte: FACE-FUMEC, 2003.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado. São Paulo: Intermeios, 2014.
SARLO, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoria y primera persona. México: Siglo XXI Editores, 2006.
SCLIAR, Moacyr. A condição judaica: das Tábuas da lei à mesa da cozinha. Porto Alegre: 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.