La biografía como modulación de la crítica en Lília Moritz Schwarcz
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.1.33722Palavras-chave:
Biografía. Autobiografía. Construcción intelectual. Método introspectivo.Resumo
Lília Moritz Schwarcz (São Paulo, 1957) es tal vez la figura femenina más destacada en la producción intelectual brasileña, dentro y fuera de su país. Brasil. Uma biografia, publicado en 2015 y vertido al español al año siguiente, es un ejemplo específico de su difusión latinoamericana. La preocupación por la biografía retorna en Lima Barreto. Triste visionário (2017). La reconstrucción de la vida del escritor carioca registra varias particularidades que implican una renovación del género para la crítica literaria. La propuesta de Schwarcz apunta a encarar la biografía como como una literaturización de la vida del biografiado y un autoexamen de la propia labor autoral. El desarrollo de la biografía como método crítico, a la vez que como hoja de ruta de la propia carrera, exige una evaluación del sujeto crítico que funda una tendencia al tiempo que cumple una tarea de introspección personal y profesional.
*** A biografia como modulação da crítica em Lília Moritz Schwarcz ***
Lília Moritz Schwarcz (São Paulo, 1957) é talvez a mais destacada figura feminina na produção intelectual brasileira, dentro e fora de seu país. Brasil Uma biografia, publicada em 2015 e traducida ao espanhol no ano seguinte, é um exemplo específico de sua difusão na América Latina. A preocupação pela biografia retorna em Lima Barreto. Triste visionário (2017). A reconstrução da vida do escritor carioca registra várias particularidades que implicam uma renovação do gênero para a crítica literária. A proposta de Schwarcz visa abordar a biografia como uma literaturização da vida do biografiado e um auto-exame do próprio trabalho. O desenvolvimento da biografia como método crítico, bem como um roteiro da própria carreira, requer uma avaliação do sujeito crítico que funda uma tendência enquanto cumpre uma tarefa de introspecção pessoal e profissional.
Palavras-chave: Biografia. Autobiografia. Construção intelectual. Método introspectivo.
Downloads
Referências
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
BORGES, Jorge Luis. Evaristo Carriego. In: BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual y campo del poder. México: Folios, 1983.
CALVINO, Ítalo. ¿Por qué leer los clásicos? Barcelona: Tusquets, 1993.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Paidós, 2013.
https://doi.org/10.1080/13569329209361789
HAMON, Philippe. Un discours constraint. Poétique, Paris, n. 16, p. 411-445, 1973.
LEZAMA LIMA, José. Ensayos barrocos: imagen y figuras de América Latina. Buenos Aires: Colihue, 2014.
SARLO, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920 y 1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 1988.
https://doi.org/10.5195/reviberoamer.1989.4601
SCHWARCZ, Lília Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
https://doi.org/10.22409/gragoata.2018n45a1034
SCHWARCZ, Lília Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.