Os efeitos do ensino de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação para a leitura hipertextual em LI: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32392Palavras-chave:
Hipertexto. Estratégias de leitura. Língua inglesa.Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar os eventuais efeitos da instrução de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação para a realização de tarefas automonitoradas de leitura hipertextual em língua inglesa, bem como observar as percepções dos aprendizes em relação às suas experiências de leitura hipertextual a partir da aplicação de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação. Para construir um arcabouço teórico, nos apoiamos nos estudos sobre a leitura hipertextual, assim como em pesquisas sobre estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação (COSCARELLI, 2012; 2016; KONISHI, 2003; LEVY, 2004; O’MALLEY; CHAMOT, 1990; SOLÉ, 1998, entre outros). Participaram deste estudo de caso oito aprendizes do 3º ano do Ensino Médio integrado ao técnico de um Instituto Federal do interior de Goiás, Brasil. Para a geração de dados, utilizamos um questionário, narrativas de aprendizagem escritas pelos participantes, respostas às tarefas e a transcrição de uma entrevista realizada ao final da execução de todas as tarefas. De um modo geral, os participantes demonstram ter aprendido as estratégias trabalhadas e alcançado uma compreensão melhor do hipertexto a partir do uso desses recursos.
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