A outridade em Paulo Leminski

  • Adriane Cherpinski Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Evely Vânia Libanori Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Paulo Leminski. Outridade. Poesia.

Resumo

Recortes poéticos da obra O ex-estranho, de Paulo Leminski, servem como ponto de análise da outridade, que se constitui no deslocamento do ser para o próprio interior. Ao abandonar suas condições do senso comum, o homem encontra na poesia a possibilidade de identificar sentidos que muitas vezes são indizíveis no nível da linguagem. A outridade dura o instante suficiente para captar tais sentidos e causar a surpresa que resulta a estupefação do óbvio, do evidente. Trata-se de um estudo teórico bibliográfico que corresponde à abordagem analítica centrada na outridade. As considerações finais revelam o trânsito do eu lírico no trajeto do deslocamento para a outridade e seu retorno às condições cotidianas. O termo outridade é empregado por Octávio Paz na obra O arco e a lira para designar o “outro” no ser humano, ou seja, ele mesmo; esse “outro” que causa estranheza a si mesmo e que questiona a própria identidade, primeiro pela repulsa, em seguida pela fascinação e, por última, pela vertigem. O “outro” que também é “eu”, é o duplo tentando se capturar, mas que escapa, dando sentido à solidão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Cherpinski, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutoranda em Letras (UEM). Mestre em Letras na área de concentração em Interfaces entre Língua e Literatura, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) – (2013). Graduada em Letras Português e suas Literaturas (2006) pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, pós graduada em Literatura e Contemporaneidade (2008) e em Gestão Escolar (2011) também pela UNICENTRO. É docente efetiva em Língua Portuguesa na Educação Básica (SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná). Leciona na FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ (FACEOPAR), desde agosto de 2012. Dedica-se aos estudos da ecocrítica, especialmente no campo da literatura brasileira, com ênfase em Clarice Lispector.
Evely Vânia Libanori, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Professora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá desde 1997. Fez mestrado e doutorado na UNESP/Assis. Na Graduação trabalha Literatura Brasileira - Narrativa, e Práticas Metodológicas em Educação Literária. Na Pós-Graduação trabalha com romances latino-americanos e com o referencial teórico referente ao Existencialismo, Ecocrítica, Identidade humana e animal, Ética Animal. Está à frente do GAIA (Grupo de Atividades Interdisciplinares sobre os Animais), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e que estuda libertação animal, ética animal, veganismo. É coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) desde setembro de 2012 até o presente momento. Orienta pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação relacionadas a esses campos de estudo/conhecimento: Representação de Identidades na Literatura, Ética Animal, Representação Animal na Literatura, Clarice Lispector, Existencialismo. Em maio de 2014, lançou o livro de crônicas abolicionistas animalistas Nós, Animais.

Referências

BIEDERMANN, Hans. Dicionário ilustrado de símbolos. Trad. Glória Paschoal de Camargo. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1993.

LEMINSKI, Paulo. O ex-estranho. Org. Alice Ruiz S. e Áurea Leminski. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2009.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

PELLEGRINI, Domingos. Passeando por Paulo Leminski. Curitiba, 2013.

Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/176716911/Passeando-Por-Leminski-De-Domingos-Pellegrini. Acesso: 19 maio 2018.

https://doi.org/10.20396/remate.v35i2.8645200

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. 8 ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.

Publicado
2019-06-25
Como Citar
Cherpinski, A., & Libanori, E. V. (2019). A outridade em Paulo Leminski. Letras De Hoje, 54(1), 3-9. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.1.30871
Seção
Artigos