A corpus-based study of pragmatic markers at CEFR level B1

Autores

  • Cristiane Ruzicki Corsetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-7496-4951
  • Cristina Lopes Perna Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29362

Palavras-chave:

Marcadores pragmáticos, Investigações baseadas em Linguística de Corpus, CEFR B1, Aprendizes brasileiros, Competência conversacional.

Resumo

***Um estudo de marcadores pragmáticos no nível CEFR B1 baseado em linguística de corpus***

Este artigo detalha os resultados de um estudo de marcadores pragmáticos baseado em linguística de corpus. O estudo envolveu análises quantitativas e qualitativas de um pequeno corpus especializado, com a produção oral de aprendizes brasileiros de inglês no nível CEFR B1, e comparações com corpora de referência. Examinou-se os advérbios mais comuns utilizados para mediar segmentos de discurso, os “hedges” adverbiais explícitos e implícitos utilizados para mitigar atos de fala representativos e as partículas de resposta mínimas utilizadas pelo interlocutor para expressar boa receptividade. Os sujeitos produziram número limitado de marcadores de discurso e de partículas de resposta. As investigações analisaram funções de marcadores específicos e indicaram subutilização das funções pragmáticas e discursivas de “well” e “actually”, porém uso consistente de “really”, sobreutilização de “maybe” como forma de posicionamento epistêmico, subutilização de “just” como mitigador. Os aprendizes utilizaram “yeah” e “uhuh” como partículas de resposta mínimas, principalmente para convergir.

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Corsetti, C. R., & Perna, C. L. (2017). A corpus-based study of pragmatic markers at CEFR level B1. Letras De Hoje, 52(3), 302–309. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29362