Otra vida de Rodrigo Lacerda, una novela de crisis
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.4.24241Palavras-chave:
Novela de crisis, Crisis personal y global, Perspectiva narrativa, AnálisisResumo
La novela Otra vida de Rodrigo Lacerda representa a la perfección una de las formas de crisis que habitan el mundo contemporáneo. Se parte de un espacio y de un tiempo específicos (la terminal de autobuses de una gran ciudad dos horas antes del inicio de un viaje), en realidad un lugar –inhóspito y de paso– y un tiempo metafóricos que sirven de marco a una crisis de consecuencias terribles para los personajes. Se trata de una crisis familiar que afecta a un matrimonio brasileño de clase media que puede ser extrapolada, como de hecho lo es, a cualquier individuo y a las sociedades civilizadas en los albores del siglo XXI.
********************************************************************
Outra vida de Rodrigo Lacerda, um romance de crise
Resumo: O romance Outra vida escrito por Rodrigo Lacerda representa perfeitamente uma das formas de crise que habitam o mundo contemporâneo. O romance parte de um espaço e um tempo específicos, o terminal de ônibus de uma cidade grande duas horas antes do início de uma viagem. É um lugar inóspito e de passagem, e é também uma contagem regressiva. Na verdade, o espaço e o tempo funcionam como o quadro de uma crise terrível para os personagens. Trata-se de uma crise familiar que afeta um casal de classe média, mas também representa uma crise global que afeta qualquer indivíduo em qualquer sociedade civilizada no alvorecer do século XXI.
Palavras-chave: Romance de crise; Crise pessoal e global; Perspectiva narrativa; Análise
********************************************************************
Rodrigo Lacerda’s Outra vida, a crisis novel
Abstract: Rodrigo Lacerda’s Outra vida is a novel that deals with the crisis of contemporary world. The story is about a couple whose members go through personal problems, and takes place in a big city bus station for just two hours. Time and space are metaphorical in this novel, and represent quite well space and time in contemporary world: inhospitable and overwhelming. In adition, this familiar crisis represents a crisis of global impact in the civilized societies of the twenty-first century.
Keywords: Crisis novel; Personal and global crisis; Narrative point of view; Analysis
Downloads
Referências
Alquéres, Julia. “O drama da classe média”. Entrevista a Rodrigo Lacerda. Revista CULT, 30 jul. 2009.
ARISTÓTELES. Poética. Ed. Valentín García Yebra. Madrid: Gredos, 1974.
BAROJA, Pío. Camino de Perfección. Madrid: Editorial Caro Raggio, 1974 (1902).
BOURNEUF, Roland y OUELLET, Réal. La novela. Barcelona: Ariel, 1983.
FORSTER, Edward Morgan. Aspectos de la novela. Trad. Guillermo Lorenzo. Madrid: Debate, 1983.
GENETTE, Gérard. Figuras III. Trad. Carlos Manzano. Barcelona: Lumen, 1989.
GULLÓN, Ricardo. Espacio y novela. Barcelona: Antoni Bosch Editor, 1980.
LACERDA, Rodrigo. Otra vida. Bilbao: Libros de Pizarra, 2014.
MAURER, Karl. “Formas de leer”. In: MAYORAL, José Antonio (Comp.). Estética de la recepción. Madrid: Arco- Libros, 1987. p. 245-280.
STAUDT, Sheila Katiane. “Metamorfoses urbanas e humanas no romance Vista do Rio de Rodrigo Lacerda”. In: Gomes , Gínia Maria (Org.). Século XXI: perspectivas para a literatura brasileira. Frederico Westphalen: URI, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.