Questões metodológicas e ferramentas de pesquisa nos estudos em Aquisição da Linguagem

Autores

  • Rosângela Nogarini Hilário Unifesp (CAPES) - Nalíngua (CNPq)
  • Alessandra Del Ré UNESP/FCLAr - Nalíngua (CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18397

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem, Abordagem dialógica e discursiva, Pesquisas qualitativas e quantitativas

Resumo

Este artigo visa a apresentar, de forma resumida, aspectos relacionados à metodologia voltada para uma abordagem dialógica e discursiva nos estudos em Aquisição da Linguagem. Nele discutimos quatro aspectos centrais envolvidos nessa temática: i) a relação entre a metodologia aplicada, as questões de pesquisas e a abordagem teórica, ii) algumas ferramentas de transcrição e análise disponíveis e a aplicação das mesmas aos estudos de cunho mais qualitativo, iii) as categorias de análise – linguísticas e discursivas, iv) a necessidade de
(e a dificuldade em) comparar as produções da criança. Com isso, pretende-se introduzir na discussão acerca das escolhas metodológicas, as questões concernentes a uma abordagem que considera a relação entre língua e discurso.

 

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Methodological questions and tools of research in Language Acquisition

 

Abstract: This article aims to present, in summary, some aspects related to the methodology in a dialogical and discursive approach in Language Acquisition studies. It will be discussed four essential aspects involved in this topic: i) the relation between the applied methodology, the research questions and the theoretical approach, ii) some of the available transcription and analysis tools and their usage on qualitative studies, iii) the categories of analysis – linguistic and discursive, iv) the need (and the difficulty) to compare the children’s productions. Therefore, it is intended to introduce in the discussion about the methodological choices, the questions related to an approach which considers the relation between language and discourse.

 

Keywords: Language Acquisition; Dialogical and discursive approach; Qualitative and quantitative researches

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Biografia do Autor

Rosângela Nogarini Hilário, Unifesp (CAPES) - Nalíngua (CNPq)

Graduada em Pedagogia pela UNESP/FCLAr, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, na área de Aquisição da Linguagem. A tese, desenvolvida sob a orientação da Profa. Dra. Alessandra Del Ré, teve como foco as primeiras produções de plural nominal (tanto por crianças monolíngues - PB e FR quanto bilíngues - PB/FR), buscando relações entre aspectos discursivos, interacionais e a aquisição do plural. Nesse estudo, a imprevisibilidade da fala da criança é ressaltada e os dados são abordados sob uma perspectiva dialógica e discursiva. Concluiu estágio de doutorado na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, sob a direção da Profa. Dra. Anne Salazar-Orvig, e co-orientação da Profa. Dra. Aliyah Morgenstern. Tem diversos artigos e capítulos de livro publicados e atua nos grupos de pesquisa NALíngua e GEALin, desenvolvendo, junto a esses grupos, um trabalho de transcrição de dados, a fim de constituir um corpus em português brasileiro a ser disponibilizado em um banco mundial de dados, a plataforma CHILDES. Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado, sob a supervisão da Profa. Dra. Márcia Romero, na UNIFESP-Guarulhos, acerca da problematização e co-construção dos sentidos, em sala de aula, nas atividades de compreensão textual.

Alessandra Del Ré, UNESP/FCLAr - Nalíngua (CNPq)

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X/MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor. Entre outros trabalhos, organizou, com a Profa Dra. Christelle Dodane (França), um número temático sobre aquisição da linguagem para a revista ALFA (v.54, n.2, 2010) e, em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto), resultado de trabalhos de seu grupo de pesquisa na UNESP de Araraquara - onde leciona - em colaboração com os grupos Slovo e GED. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua oral, humor infantil, argumentação, referência, todos eles dentro de uma perspectiva discursiva e dialógica. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 (Profas Dras. Anne Salazar-Orvig e Aliyah Morgenstern) e Université de Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane). É líder do Grupo NALingua (CNPq), GEALin (FCLAr), e membro dos GTs de Psicolingüística-ANPOLL (desde 2006), de Argumentação-ANPEPP (desde 2007), dos Grupos COLAJE (França, desde 2008) e DIAREF (França, desde 2009).

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

Hilário, R. N., & Del Ré, A. (2015). Questões metodológicas e ferramentas de pesquisa nos estudos em Aquisição da Linguagem. Letras De Hoje, 50(1), 57–63. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18397

Edição

Seção

Tecnologias, procedimentos de pesquisa e aplicações à linguagem e à comunicação numa perspectiva psicolinguística