Produções Culturais em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

  • Lodenir Becker Karnopp Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Surdos, Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos.

Resumo

Com base em estudos realizados no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, o presente artigo focaliza as produções culturais em comunidades surdas e analisa as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais, entendendo a cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades e diferenças que determinam a vida de indivíduos e populações. Este artigo está baseado nos resultados parciais do projeto “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”, desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com pesquisadores dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lodenir Becker Karnopp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade Produtividade em Pesquisa 2.
Publicado
2013-09-10
Como Citar
Karnopp, L. B. (2013). Produções Culturais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Letras De Hoje, 48(3), 407-413. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12616
Seção
Parte 3 – Estudos Sobre a Aquisição Bilíngue