Ensino fundamental de 9 anos: o que fazem e o que dizem crianças e professoras sobre a leitura e a escrita?
Palavras-chave:
Ensino fundamental de 9 anos, Leitura, Escrita, Alfabetização, LetramentoResumo
Atividades de leitura e escrita, realizadas em 2010 e 2011, além de entrevistas com professoras no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos (EF9A), em escolas da rede privada e pública do Vale do Rio dos Sinos, constituem os dados em foco. Pelo que tem sido observado, o ingresso da criança com 6 anos no primeiro ano está sendo produtivo e bastante valorizado pela comunidade escolar, visando, de modo mais amplo, ao domínio da escrita ao longo do segundo ano. É necessário, contudo, atentar para o fato de que há tempos diferentes para as crianças: enquanto algumas já evidenciam domínio da língua escrita ainda no primeiro ano, outras precisam ir além do segundo ano. Estudos sobre essas vivências permitem que se conheça ainda mais sobre como e para que se escreve e se lê na escola, pois tais práticas também direcionam a ação e inserção dos alunos na sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.