O que bilíngues bimodais tem a nos dizer sobre desenvolvimento bilíngue?

Autores

  • Ronice Müller de Quadros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diane Lillo-Martin University of Connecticut
  • Deborah Chen Pichler Gallaudet University

Palavras-chave:

Aquisição bilíngue, Aquisição bimodal, Línguas de sinais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o que as pesquisas que estamos desenvolvendo com crianças ouvintes, filhas de pais surdos, adquirindo Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português e Língua de Sinais Americana (ASL) e Inglês (LILLO-MARTIN ET. AL. 2010) têm a nos dizer sobre desenvolvimento bilíngue. Os dados deste estudo fazem parte de um banco de dados de interações espontâneas coletadas longitudinalmente, alternando contextos de aquisição da Libras e do Português como língua alvo, no Brasil e dados coletados longitudinalmente, nos mesmos contextos, de crianças adquirindo ASL e Inglês . Além disso, há também dados do estudo experimental com testes aplicados tanto na Libras e no Português, como na ASL e no Inglês que se agregam ao presente estudo. Uma visão geral dos estudos desenvolvidos sobre a aquisição bilíngue bimodal por crianças ouvintes, filhas de pais surdos, será apresentada e, então, serão expostos alguns aspectos linguísticos deste tipo de aquisição, considerando as discussões sobre aquisição bilíngue.

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Biografia do Autor

Ronice Müller de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Ronice Müller de Quadros é Doutora em Lingüística. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora do CNPq. Suas atividades estão voltadas para os estudos das línguas de sinais. Tem artigos e livros publicados sobre a aquisição das línguas de sinais, a gramática da língua de sinais brasileira, bilingüismo, educação de surdos e tradução e interpretação de línguas de sinais.

Diane Lillo-Martin, University of Connecticut

Dine Lillo-Martin is Professor in Linguistics at University of Connecticut. Her main teaching and research interest is language acquisition, particularly the acquisition of ASL by Deaf and hearing children.

Deborah Chen Pichler, Gallaudet University

Deborah Chen Pichler joined the Linguistics faculty at Gallaudet University. Her main teaching and research interest is language acquisition, particularly the acquisition of ASL by Deaf and hearing children. She is also interested in the acquisition of ASL as a second language by hearing adult learners.

Publicado

2013-09-10

Como Citar

Quadros, R. M. de, Lillo-Martin, D., & Chen Pichler, D. (2013). O que bilíngues bimodais tem a nos dizer sobre desenvolvimento bilíngue?. Letras De Hoje, 48(3), 380–388. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/12565

Edição

Seção

Parte 3 – Estudos Sobre a Aquisição Bilíngue