A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal
Palavras-chave:
Aprendizagem da leitura, Efeitos, Redes corticais, Linguagem verbalResumo
Este artigo é uma adaptação da primeira parte da palestra Reading in the Brain/Os neurônios da leitura, proferida por Stanislas Dehaene em 13/07/2012, no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina. Demonstram-se empiricamente os efeitos da leitura em adultos alfabetizados e ex-analfabetos sobre os circuitos que processam a língua falada, bem como da aprendizagem inicial na região occipitotemporal ventral esquerda em crianças. São também mencionadas as anomalias sutis provocadas pela migração dos genes em disléxicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-11
Como Citar
Dehaene, S. (2013). A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal. Letras De Hoje, 48(1), 148–152. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12113
Edição
Seção
Seção Livre
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.