Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva

Autores

  • Jaqueline de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Escrita de palavras, Neuropsicologia cognitiva, Disgrafia

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de construção de uma tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos, de acordo com a abordagem da neuropsicologia cognitiva. O processo de construção seguiu seis etapas: 1) seleção dos critérios psicolinguísticos; 2) seleção dos itens para a tarefa; 3) revisão da primeira versão por juízes especialistas; 4) reformulações após retorno dos juízes e construção da segunda versão da tarefa; 5) envio à análise de juízes da nova versão; 6) versão final da tarefa. Foram incluídos 72 estímulos divididos em frequentes (24 palavras) e não frequentes (24 palavras) e 24 pseudopalavras. Cada grupo de estímulos foi organizado em regular, irregular, curtos e longos. Com essa tarefa pretende-se contribuir com a avaliação neuropsicológica cognitiva das disgrafias adquiridas e do desenvolvimento, assim como caracterizar o perfil de escrita de grupos clínicos e de adultos saudáveis com diferentes características sociodemográficas.

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Biografia do Autor

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2013-04-11

Como Citar

Rodrigues, J. de C., & de Salles, J. F. (2013). Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva. Letras De Hoje, 48(1), 50–58. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/11960

Edição

Seção

Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura