Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva

Autores

  • Jaqueline de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Escrita de palavras, Neuropsicologia cognitiva, Disgrafia

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de construção de uma tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos, de acordo com a abordagem da neuropsicologia cognitiva. O processo de construção seguiu seis etapas: 1) seleção dos critérios psicolinguísticos; 2) seleção dos itens para a tarefa; 3) revisão da primeira versão por juízes especialistas; 4) reformulações após retorno dos juízes e construção da segunda versão da tarefa; 5) envio à análise de juízes da nova versão; 6) versão final da tarefa. Foram incluídos 72 estímulos divididos em frequentes (24 palavras) e não frequentes (24 palavras) e 24 pseudopalavras. Cada grupo de estímulos foi organizado em regular, irregular, curtos e longos. Com essa tarefa pretende-se contribuir com a avaliação neuropsicológica cognitiva das disgrafias adquiridas e do desenvolvimento, assim como caracterizar o perfil de escrita de grupos clínicos e de adultos saudáveis com diferentes características sociodemográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Rodrigues, J. de C., & de Salles, J. F. (2013). Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva. Letras De Hoje, 48(1), 50–58. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11960

Edição

Seção

Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura