Sobre vogais médias em posição postônica não final na fala popular do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Vogais médias, Posição postônica, Alteamento, Rio de JaneiroResumo
Este estudo focaliza as vogais médias em posição postônica não final na fala popular do Estado do Rio de Janeiro. A análise, que é realizada em duas etapas, tem por objetivo determinar os fatores sociais e linguísticos que norteiam o alteamento dessas vogais. A primeira etapa é desenvolvida segundo os pressupostos da sociolinguística variacionista e com base em um corpus de fala espontânea representativo das regiões Norte e Noroeste. A segunda, apoia-se em dados selecionados de cartas de dois atlas fonéticos que recobrem dezesseis comunidades de diferentes áreas do Estado. Os resultados das análises demonstram que, na fala espontânea, o alteamento das duas vogais médias é quase categórico, enquanto, na fala monitorada, decresce a frequência do alteamento da vogal posterior e predomina a variante média da vogal anterior.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.