Manuais didáticos e literatura infantil: as leituras infantis no Brasil e em Portugal
Palavras-chave:
Literatura Infantil, Manuais Escolares, Leitura Cooperativa, Leitor CríticoResumo
O manual escolar é um importante recurso pedagógico no contexto de sala de aula, sendo frequentemente o único. Todavia, uma análise de livros didáticos de ensino de Língua Materna tanto no Brasil quanto em Portugal permite-nos detectar a existência de importantes obstáculos didáticos a uma efetiva aprendizagem da língua em sua potencialidade humanizadora. Neste texto apresentamos os resultados de um projeto que teve como primeiro objetivo levar para a sala de aula um livro de literatura infantil substituindo as adaptações que abundam nos manuais. Partindo deste livro foram feitas atividades antes, durante e depois da leitura com uma turma de crianças portuguesas e outra de crianças brasileiras 4º ano de escolaridade, tais atividades objetivaram à formação de crianças leitoras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-20
Como Citar
Souza, R. J. de, Girotto, C. G. G. S., & Simões, R. (2013). Manuais didáticos e literatura infantil: as leituras infantis no Brasil e em Portugal. Letras De Hoje, 48(2), 262–269. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11434
Edição
Seção
Seção Livre
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.