Aspectos metaficcionais na poética de Rosa e Pessoa: o artifício das máscaras heteronímicas e anagramáticas

Autores

  • Francisca Marta Magalhães de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Palavras-chave:

Metaficção, Fingimento, Ficcional

Resumo

A ficção literária cria um campo de encenação, onde todos os elementos se condicionam ao jogo do como se. As representações do real são transpostas para um plano de fingimento e a realidade do mundo vivencial é desmanchada pelo que se omite e pelo se explicita no texto literário. Expressam-se no texto presença e ausência, sem que um plano se sobreponha ao outro. Guimarães Rosa cria poetas anagramáticos, em cujos nomes estão presentes as marcas de sua criação. Do ponto de vista da teoria ficcional, as máscaras não conseguem realizar o ocultamento pleno. Como tais, devem indicar o fingimento, o disfarce. A heteronímia, em Fernando Pessoa, não se dissocia da intenção autoral, embora não existam meios de se comprovar que todas as suas personalidades poéticas constituam um único Eu. Os heterônimos são distintos entre si e também diferem do que assina como Pessoa-ortônimo. Esse fato intrigante tem suscitado, em estudiosos, o desejo de decifrar os enigmas da heteronímia. Este estudo comparativo dos dois ícones da literatura intercontinental se baseia na teoria do efeito estético de Wolfgang Iser, com ênfase nos atos de fingir e seus efeitos no receptor, para além da simples projeção ou da identificação com a realidade. A metaficção, compreendida como autoconsciência, será o elemento comum aos dois poetas, que propiciará a análise dos jogos de enigmas, tendo em vista a criação de personalidades poéticas, em suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Marta Magalhães de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professora de Língua Portuguesa e Literaturas e de disciplinas pedagógicas nos cursos de Licenciatura, Instituto Federal do Piauí-IFPI. Graduada em Letras, mestre em Educação, bacharel em Economia e Direito. Especialista em Gestão Pública. Doutoranda em teoria Literária na Universidade Federal do Pernambuco-UFPE.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

de Brito, F. M. M. (2012). Aspectos metaficcionais na poética de Rosa e Pessoa: o artifício das máscaras heteronímicas e anagramáticas. Letras De Hoje, 47(4), 425–429. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/10619

Edição

Seção

Seção Livre