O caminho das letras: literatura e política na Bahia do século XX
Palavras-chave:
Literatura, Política, JornalismoResumo
Trata das relações entre política e literatura na Bahia durante o século XX. Destaca a trajetória dos “homens de letras” e a importância das redações dos jornais como espaços de formação intelectual e literária. Enfoca obras de escritores baianos da segunda metade do século XX que fizeram das questões políticas temas centrais de suas narrativas romanescas. Na Bahia, os literatos desempenharam papéis de destaque em atividades partidárias. As práticas de escrita assumiram função política mediando as condutas dos indivíduos que se envolveram nos debates acerca de questões de interesse coletivo ou de segmentos específicos, explicitando pontos de tensão e seus desdobramentos. No recorte aqui proposto, história, literatura e política associam-se aos conceitos de memória individual e coletiva, imaginário e poder.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.