Relação entre fatores de risco intrínsecos e extrínsecos e a prevalência de lesões em membros inferiores em atletas de basquetebol e voleibol

Autores

  • Mauren Monteiro Almeron Unisinos
  • Adriana Moré Pacheco UFRGS
  • Ivan Pacheco SOS ESPORTES

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2009.2.6418

Palavras-chave:

lesões esportivas, fatores de risco, atletas

Resumo

Introdução: Os atletas estão sujeitos a sofrerem lesões, tanto nos treinos como em competições. Estas lesões estão diretamente relacionadas a fatores predisponentes intrínsecos e extrínsecos e a ausência de um programa preventivo. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi, após identificar fatores de risco intrínsecos e extrínsecos, relacioná-los com a prevalência de lesões em membros inferiores de atletas de voleibol e basquetebol de um clube na capital gaúcha. Materiais e Métodos: Participaram da pesquisa 46 atletas, sendo 23 da modalidade de basquetebol (todos do gênero masculino) e 23 do voleibol (13 do gênero feminino e 10 do gênero masculino). A pesquisa considerou alguns dos principais fatores intrínsecos descritos pela literatura, sendo estes, gênero, idade, peso e estatura, lesão pregressa e alguns fatores extrínsecos: modalidade esportiva, tempo de prática, frequência e duração de treinos e utilização de material de proteção. Os dados referentes a fatores de risco foram respondidos pelos atletas através de um questionário e dados referentes a lesões pregressas foram adquiridos através das fichas do departamento médico e de fisioterapia do clube. Resultados: Nos resultados, o fator intrínseco lesão pregressa (p=0,004) e o fator extrínseco tempo de prática da modalidade (p=0,001) apresentaram influência significativa. Conclusão: Observou-se a necessidade de mais investigações frente aos fatores de risco na literatura, para que possa ser melhore identificada a relação entre fatores de risco e prevalência de lesões em atletas, a fim de elaborar programas de prevenção específicos para os fatores identificados.

Biografia do Autor

Mauren Monteiro Almeron, Unisinos

Fisioterapeuta.

Adriana Moré Pacheco, UFRGS

Fisioterapeuta. Doutora e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora do Curso de Fisioterapia da UFRGS.

Ivan Pacheco, SOS ESPORTES

Médico. Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Coordenador do Departamento Médico do Clube GN União, Diretor médico da Federação Gaúcha de Futebol.

Downloads

Publicado

2010-08-25

Edição

Seção

Artigos Originais