Projeto InterAÇÃO: opiniões de alunos participantes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-652X.2016.2.21426Palavras-chave:
interação, comunidade, responsabilidade social, vulnerabilidade social.Resumo
Introdução: No processo de inovação curricular, os currículos de muitos cursos da PUCRS, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, contam hoje com disciplinas que desenvolvem estágios, práticas assistidas, atividades complementares e de extensão comunitária fora do Campus da Universidade. No sentido de aprimorar e estimular a participação dos estudantes nas atividades de aprendizagem que envolve a inserção dos mesmos, em comunidades com vulnerabilidade social, e considerando esta uma estratégia de formação que busca integrar a formação técnica com a formação humana e cidadã, criou-se o Projeto InterAÇÃO.
Objetivo: Colher informações sobre o projeto InterAÇÃO com alunos que realizaram as oficinas, no que tange ao desenvolvimento de habilidades voltadas à dimensão social e comunitária.
Materiais e Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram os alunos da PUCRS que participaram das oficinas o projeto InterAÇÃO, no 2º semestre de 2011 e 1º semestre de 2012. O número total de participantes foi de 173 alunos, de diferentes Áreas da Saúde, sendo las: Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Odontologia, Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia. A coleta de dados foi feita por meio de um instrumento, com questões fechadas e abertas e os dados analisados pelo método de análise temática de Minayo.
Resultados: Emergiram quatro temáticas: Temores/desafios encontrados na relação com a comunidade/Instituição; Interação e construção de vínculos; Descobertas nos encontros/convívios com a comunidade/Instituição e competências/habilidades necessárias para desenvolver a prática na comunidade.
Conclusão: Destaca-se que o Projeto InterAÇÃO tem se constituído como um espaço relevante para o amadurecimento de um modelo de Educação Socialmente Responsável na Universidade, propiciando ao aluno criar significado “construtivo” na sua formação pessoal, profissional e como cidadão.
Referências
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Projeto pedagógico institucional. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2007.
llansana LS, Barrio JJM, Pujol JME. O educador marista: sua identidade, seu estilo educativo. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2013.
Oliveira M, Dalla Rosa M, Silva IA. Um olhar sobre a responsabilidade social nas IES comunitárias. In: Nunes AK, organizador. Universidade comunitária e avaliação: os quinze anos do PAIUNG. Santa Cruz do Sul: UNISC; 2009.
Wagenberg A. A urgência da responsabilidade social universitária. Rev ABMES 2006;24,(36):35-55.
Vallaeys F. O que significa responsabilidade social universitária? Rev ABMES. 2006;24,(36):27-34
Silva IA. Responsabilidade social e sustentabilidade na universidade: a elaboração de políticas institucionais como estratégia. In: Anais do II Congresso Acadêmico do BAWB – Global Fórum America Latina. Curitiba; 2009.
Minayo MC. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec; 2000.
Bauman, Z. A Sociedade Individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro, Zahar; 2008.
Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev Lat Am Enfermagem. 2006;14(2):285-91. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200020
Souza MHN, Paz EPA, Griep RH, Sousa AI, Silva LL, Paixão AR. Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2006;10(2):251-7. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000200012
Ferreira RC, Silva RF, Zanolli MB, Varga CRR. Relações éticas na Atenção Básica em Saúde: a vivência dos estudantes de medicina. Ciênc Saúde Coletiva. 2009;14 Suppl 1:1533-40. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800027
Riscal SA. A realidade social e os desafios para a pesquisa em educação. Psicol Educ. 2010;(31):45-52.
Holanda AB. Míni dicionário Aurélio da língua portuguesa: nova ortografia. 8ª ed. Curitiba: Positivo; 2010.
Vygotsky LS. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes; 1989.
Pupulin ART, Guilherme ALF, Araújo SMA, Falavigna DLM, Dias ML, Oliveira NLB, Oliveira RM. Envolvimento de acadêmicos em programa integrado visando a melhoria nas condições de vida de comunidades. Acta Sci. 2001;23(3):725-9.
Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface. 2005;9(16):105-14. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832005000100009
Freire P, Shor I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
Demo P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação; 2010.
Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas; 1999.
Morin E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; 2006.
Silva MJP. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo: Gente; 1996.
Morin E. A Minha esquerda. Porto Alegre: Sulina; 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Ciência & Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Ciência & Saúde como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Ciência & Saúde o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Ciência & Saúde apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.