O processo de avaliação de desempenho sob o olhar do avaliado: estudo da percepção de servidores da Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave:
People Management. Performance Evaluation. Public Organization. University.Resumo
Na administração pública verifica-se a preocupação em aprimorar ferramentas para alcançar melhor desempenho organizacional e qualidade dos serviços públicos. De modo geral, a gestão tem valorizado o desempenho individual, com ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos seus integrantes. Como um dos processos mais complexos da gestão das pessoas, destaca-se a avaliação de desempenho enquanto recurso voltado ao aprimoramento das práticas de gerenciamento no setor público. Este artigo apresenta a percepção dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o processo de avaliação de desempenho, iniciado em 1991. Trata-se de um estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa, cuja população abrangeu servidores técnico-administrativos lotados em um setor da Universidade. Os dados foram coletados por meio de estudos bibliográfico, documental e aplicação de questionários, e submetidos à análise descritiva. Os resultados demonstraram a percepção dos servidores acerca de métodos e tipos de AD, além do sentimento e visão da área responsável pelo processo. Também indicaram a necessidade de inovação do instrumento de avaliação, como uma demanda para atender as expectativas da comunidade universitária, por meio de método participativo e que busque a melhora contínua do serviço público prestado ao cidadão.
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