Esfingídeos (Lepidoptera, Sphingidae) Registrados no Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Alexandre Specht Universidade de Caxias do Sul
  • Augusto Jobim Benedetti Universidade de Caxias do Sul
  • Elio Corseuil Aposentado

Palavras-chave:

Inventariamento, insecta, lepidópteros, listagem, mariposas

Resumo

Relação dos esfingídeos ocorrentes no estado do Rio Grande o Sul com nomenclatura atualizada segundo a proposta axonômica de Kitching & Cadiou (2000). Teve por base a istagem de Oliveira et al. (1999), acrescentando mais eferências bibliográficas e material recentemente coletado. onstam 84 táxons, dos quais 15 foram recuperados de rabalhos anteriores à lista inicial; Manduca brasiliensis (Jordan, 1911) constitui novo registro. Palavras – Chave: Inventariamento; insecta; lepidópteros; listagem; mariposas.

Biografia do Autor

Alexandre Specht, Universidade de Caxias do Sul

Biólogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992). Mestre (1996) e Doutor (2001) em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Titular Universidade de Caxias do Sul, ministrando disciplinas de Zoologia e Entomologia. Como principais atividades destacam-se a participação na publicação de artigos em periódicos e resumos em eventos científicos. Membro das Sociedades Brasileira de Entomologia, Entomológica do Brasil e Brasileira de Zoologia.

Augusto Jobim Benedetti, Universidade de Caxias do Sul

Graduando de Biologia Universidade de Caxias do Sul

Elio Corseuil, Aposentado

Engenheiro Agrônomo pela Escola de Agronomia e Veterinária da Universidade do Rio Grande do Sul (1952). Doutor e Livre Docente em Entomologia e Parasitologia Agrícolas pela UFRGS (1977). Professor Titular aposentado da PUCRS e UFRGS, ministrando disciplinas de Zoologia e Entomologia. Como principais atividades destacam-se a participação na publicação de artigos em periódicos e resumos em eventos científicos; orientou 34 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Membro das Sociedades Brasileira de Entomologia, Entomológica do Brasil, Brasileira de Zoologia e Entomológica Argentina.

Downloads

Publicado

2008-11-05

Edição

Seção

Artigos originais