Ensino e Agricultura Familiar:

Desafios da relação a partir da Realidade do Município de Itati-RS

Autores

  • Solane Trisch König Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS, Brasil.
  • Anelise Graciele Rambo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS, Brasil.
  • Janete Stofell Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, PR, Brasil.
  • Jaqueline Mallmann Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-5694.2023.1.43424

Palavras-chave:

Ensino, Agricultura Familiar, Litoral Norte, Rio Grande do Sul

Resumo

A literatura recente sobre a categoria da agricultura familiar tem abordado os mais diversos processos de mudanças pelos quais a mesma vem sendo submetida ao longo dos anos. Este artigo busca auxiliar na compreensão de como está ocorrendo o processo de sucessão na agricultura familiar na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, verificando a existência ou não de relação com o processo de ensino ofertado pelas escolas locais. Especificamente analisa-se o caso de uma possível relação do ensino médio politécnico com a agricultura familiar no município de Itati-RS. Nesse sentido, os resultados enfatizam que uma parcela significativa dos alunos, vinculados as escolas rurais, admite que a introdução de conteúdos voltados às temáticas da agricultura familiar e do desenvolvimento rural iria colaborar na formação das suas perspectivas de estudar, e posteriormente trabalhar vinculado a agricultura familiar, permanecendo assim no espaço rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solane Trisch König, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Di-nâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES/UFRGS); graduada em Administração (FACOS).

Anelise Graciele Rambo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS, Brasil.

Docente do Departamento Interdisciplinar da Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regio-nais e Desenvolvimento (PGDREDES/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS); doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS); mestre em Geografia (UFRGS); graduada em Geografia (UNIJUI).Janete StoffelDocente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS); doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC). Mestre em Políticas e Projetos de Desenvolvimento (UNIJUI); graduada em Ciências Econômicas (UNIJUI), com especialização Lato Sensu em Comércio Exterior.Os textos deste artigo foram revisados pela Texto Certo e submetidos para validação da autora antes da publicação.

Janete Stofell, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, PR, Brasil.

Docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS); doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC). Mestre em  Políticas e Projetos de Desenvolvimento (UNIJUI); graduada em Ciências Econômicas (UNIJUI), com especialização Lato Sensu em Comércio Exterior.

Jaqueline Mallmann Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS, Brasil.

Docente do Departamento Interdisciplinar da Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES/UFRGS); mestre e doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); graduada em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (UERGS).

Referências

Abramovay, Ricardo. 1992. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão. São Paulo: Unicamp.

Brasil. 2006. Lei 11.326, de 26 de julho de 2006. Brasília: Presidência da República.

Caldart, Roseli Salete. 2012. “Educação do Campo.” In Dicionário da Educação do Campo, edited by Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano, and Gaudêncio Frigotto, 259–67. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Castro, Antônio Maria Gomes, Suzana Maria Valle Lima, Eduardo Paulo de Moraes Sarmento, and Luís Fernando Vieira. 2013. Juventude Rural, Agricultura Familiar e Políticas de Acesso à Terra no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Coelho-de-Souza, Gabriela, Loyvana Peruchi, and Rumi Kubo. 2013. Patrimônio Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Porto Alegre: Via Sapiens.

Conterato, Marcelo Antonio. 2008. “Dinâmicas Regionais do Desenvolvimento Rural e Estilos de Agricultura Familiar: Uma Análise a Partir do Rio Grande do Sul.” Doctoral dissertation. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Damasceno, Maria Nobre, and Bernadete Beserra. 2004. “Estudos sobre Educação Rural no Brasil: Estado da Arte e Perspectivas.” Educação e Pesquisa 1 (30): 73–89. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005.

Farion, Sônia R. L., Tânia Marques Strohaecker, and Nina S. V. M. Fujimoto. 2005. “Contribuição para o Programa de Manejo da Interação Praia-Duna para o Município de Tramandaí-RS.” In Anais do II Congresso Brasileiro de Oceanografia, Vitória, 2005, 103–109. Vitória: Tec Art Editora.

Feix, Rodrigo Daniel, and Sérgio Leusin Júnior. 2019. Painel do Agronegócio no Rio Grande do Sul 2019. Porto Alegre: SEPLAG.

Ferreira, Brancolina, and Fábio Alves. 2009. “Juventude Rural: Alguns Impasses e Sua Importância para a Agricultura Familiar.” In Juventude e Políticas Públicas no Brasil, edited by Jorge Abrahão de Castro, Luseni Maria C. de Aquino, and Carla Coelho de Andrade, 243–58. Brasília: Ipea.

Foguesatto, Cristian Rogério, Adriano Lago, Rosani Marisa Spanevello, Tanice Andreatta, and Sibele Vasconcelos de Oliveira. 2016. “A Sucessão Geracional na Agricultura Familiar sob a Ótica dos Jovens Migrantes.” Paper presented at 7º Encontro de Economia Gaúcha, Maio 15-16, Porto Alegre, 2016. https://www.pucrs.br/face-prov/wp-content/uploads/sites/6/2016/03/A_SUCESSC3O_GERACIONAL_NA_AGRICULTURA.pdf.

França, Caio Galvão, Mauro Eduardo Del Grossi, and Vicente P. M. de Azevedo. 2009. O Censo Agropecuário 2006 e a Agricultura Familiar no Brasil. Brasília: MDA.

Guilhoto, Joaquim J. M., and Umberto Antonio Sesso Filho. 2005. “Estimação da Matriz Insumo-Produto a Partir de Dados Preliminares das Contas Nacionais.” Economia Aplicada 9 (1): 1–23. https://www.usp.br/nereus/wp-content/uploads/Metodologia-guilhoto-sesso-EA-2005.pdf.

Guilhoto, Joaquim J. M., Fernando G. Silveira, Silvio M. Ichihara, and Carlos R. Azzoni. 2006. “A Importância do Agronegócio Familiar no Brasil.” Revista de Economia e Sociologia Rural 44 (3): 355–82. https://doi.org/10.1590/S0103-20032006000300002.

Haas, Jaqueline Mallmann, and Jairo Alfredo Genz Bolter. 2019. “Debatendo sobre Gestão e Planejamento na Assistência Técnica e Extensão Rural: Um Olhar sobre o Litoral Norte Gaúcho.” Paper presented at XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, Maio 27-31, Natal, 2019. https://xviiienanpur.anpur.org.br/anaisadmin/capapdf.php?reqid=263.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2006. Censo Agropecuário de 2006. Rio de Janeiro: IBGE.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Censo Demográfico 2010: Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2017. Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2020. Censo Demográfico 2020. Rio de Janeiro: IBGE.

Laurenzi, Lucinéia. 2015. “A Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen – RS e a Produção e Reprodução Local e Regional a Partir dos Seus Egressos: Um Estudo de Caso.” Master’s thesis. Universidade Federal de Santa Maria.

Kummer, Rodrigo, and Silvio Antônio Colognese. 2000. “Juventude Rural no Brasil: Entre Ficar e Partir.” Tempo da Ciência 20 (39): 201–20. https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9817.

Machado, Ilma Ferreira. 2009. “Um Projeto Político-Pedagógico para a Escola do Campo.” Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional 4 (8): 191–219. https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/1911/1631.

Matte, Alessandra, Rosani Marisa Spanevello, and Letícia Fátima de Azevedo. 2009. “A Reprodução Social

na Agricultura Familiar: A Saída dos Filhos e o Encaminhamento do Patrimônio entre Agricultores sem Sucessores.” Paper presented at the 48º Congresso Sober: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, Campo Grande, Julho 25-28, 2009. https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/extensao/artigos/A%20REPRODUCAO%20SOCIAL%20NA%20

AGRICULTURA%20FAMILIAR%20A%20SAIDA%20DOS%20FILHOS%20E%20O%20ENCAMINHAMENTO%20DO%20PATRIMONIO%20ENTRE%20AGRICULTORES%20SEM%20SUCESSORES.pdf.

Molina, Mônica Castagna. 2010. Educação do Campo e Pesquisa II: Questões para Reflexão. Brasília: MDA.

Oliveira, Lia Maria Teixeira, and Marília Campos. 2012. “Educação Básica do Campo.” In Dicionário da Educação do Campo, edited by Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano, and Gaudêncio Frigotto, 239–46. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Pandolfo, Graziela Castro. 2012. “Escola e Família: A Socialização dos Jovens Agricultores Familiares.” Master’s thesis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pozzebon, Adair. 2015. “A Inserção Socioprofissional dos Jovens Egressos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul no Vale do Rio Pardo, RS: Uma Contribuição para o Desenvolvimento Rural.” Master’s thesis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rio Grande do Sul. 2008. Parecer n. 133/2008. Porto Alegre: Comissão de Ensino Médio e Educação Superior.

Rio Grande do Sul. 2015. Perfil Socioeconômico Corede Litoral. Porto Alegre: Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional.

Schneider, Sérgio, and Abel Cassol. 2017. “Diversidade e Heterogeneidade da Agricultura Familiar no Brasil e Algumas Implicações para Políticas Públicas.” In Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro, edited by Guilherme Costa Delgado, and Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco, 82–107. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Spanevello, Rosane Marisa. 2008. “A Dinâmica Sucessória na Agricultura Familiar.” Doctoral dissertation. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Stoffel, Janete. 2013. “A Influência da Agricultura Familiar no Desenvolvimento Rural da Região Sul do Brasil.” Doctoral dissertation. Universidade de Santa Cruz do Sul.

Strohaecker, Tania Marques. 2007. “A Urbanização no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul: Contribuição para a Gestão Urbana Ambiental do Município de Capão da Canoa.” Doctoral dissertation. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tauceda, Karin Cavalcanti, and José Cláudio del Pino. 2014. “Processos Cognitivos e Epistemologias da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, do Ensino Narrativo e do Aprender a Aprender.” Ciência & Cognição 19 (2): 256–66. http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/930.

Tauceda, Karin Cavalcanti, Jairo Alfredo Genz Bolter, Jaqueline Mallmann Haas, Jonas José Seminotti, and Roniere dos Santos Fenner. 2016. “A Educação do Campo no Contexto de Desenvolvimento do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul.” Margens 10 (15): 71–84. http://hdl.handle.net/10183/222170.

Teixeira, Jodenir Calixto. 2005. “Modernização da Agricultura no Brasil: Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.” Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas 1 (2) 21–42. https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1339.

Wanderley, Maria de Nazareth. 2001. “Raízes Históricas do Campesinato Brasileiro.” In Agricultura Familiar: Realidades e Perspectivas, edited by João Carlos Tedesco, 23–56. Passo Fundo: UFP.

Weisheimer, Nilson. 2009. “A Situação Juvenil da Agricultura Familiar.” Doctoral dissertation. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2023-06-09

Como Citar

Trisch König, S., Rambo, A. G., Stofell, J., & Mallmann Haas, J. (2023). Ensino e Agricultura Familiar:: Desafios da relação a partir da Realidade do Município de Itati-RS. Conversas & Controvérsias, 10(1), e43424. https://doi.org/10.15448/2178-5694.2023.1.43424

Edição

Seção

Desenvolvimento regional: perspectivas interdisciplinares de iniciativas no RS