Algumas conceituações sobre as violências escolares

Autores

  • Beatris Cristina Possato Unicid

Palavras-chave:

Violências, Violências escolares, Conceituações.

Resumo

Esse artigo tem a pretensão de discutir algumas conceituações das violências e das violências escolares. Tais conceituações são construídas em um processo complexo e dinâmico, pois estão imersas nas mudanças que ocorrem na sociedade, em diferentes períodos históricos, alterando os comportamentos, as relações sociais entre os indivíduos e consequentemente, modificando os padrões de pensamentos e as regras morais dos povos. Especificamente com relação às violências escolares, é necessário observar que fazendo parte dessa sociedade, os conceitos igualmente se modificam. Atualmente compreende-se que a escola sofre violências, mas igualmente as geram, de diferentes maneiras, sobretudo por meio do processo educativo, que busca planificar os indivíduos, dominando, domesticando os diferentes, tentando adaptá-los às normas e aos padrões sociais e excluindo aqueles que não seguem esses padrões. Assim, as violências não somente invadem a escola, mas elas são geradas em seu interior, nas relações que ali se estabelecem. 

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Biografia do Autor

Beatris Cristina Possato, Unicid

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e atualmente é bolsista de pós-doutorado pela Capes (PNPD), desenvolvendo uma pesquisa junto a UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). E-mail: biapossato@hotmail.com.

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Publicado

2017-04-09

Como Citar

Possato, B. C. (2017). Algumas conceituações sobre as violências escolares. Conversas & Controvérsias, 3(2), 52–67. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/conversasecontroversias/article/view/25376

Edição

Seção

Dossiê - Violência e Sociedade: diferentes perspectivas