Algumas conceituações sobre as violências escolares
Keywords:
Violências, Violências escolares, Conceituações.Abstract
Esse artigo tem a pretensão de discutir algumas conceituações das violências e das violências escolares. Tais conceituações são construídas em um processo complexo e dinâmico, pois estão imersas nas mudanças que ocorrem na sociedade, em diferentes períodos históricos, alterando os comportamentos, as relações sociais entre os indivíduos e consequentemente, modificando os padrões de pensamentos e as regras morais dos povos. Especificamente com relação às violências escolares, é necessário observar que fazendo parte dessa sociedade, os conceitos igualmente se modificam. Atualmente compreende-se que a escola sofre violências, mas igualmente as geram, de diferentes maneiras, sobretudo por meio do processo educativo, que busca planificar os indivíduos, dominando, domesticando os diferentes, tentando adaptá-los às normas e aos padrões sociais e excluindo aqueles que não seguem esses padrões. Assim, as violências não somente invadem a escola, mas elas são geradas em seu interior, nas relações que ali se estabelecem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Conversas & Controvérsias implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Conversas & Controvérsias as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.