Mudanças na estrutura da transição escola-trabalho no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.42040Palavras-chave:
Linkages, Educação, OcupaçõesResumo
Esse artigo analisa em detalhe as mudanças nas estruturas que conectam o sistema educacional e o mercado de trabalho no Brasil nos últimos 30 anos. Usando a metodologia de linkages proposta por DiPrete et al. (2017) e Elbers (2021), identificamos mudanças na trajetória que conectam educação e ocupação que resultaram da rápida expansão educacional brasileira, diferenciando entre mudanças na composição e na estrutura dessas conexões. Nossos resultados demonstram que o aumento no nível de escolaridade não impactou substancialmente a alocação ocupacional dos trabalhadores brasileiros, mas que houve impactos distintos para trabalhadores de diferentes grupos etários e para trabalhadores com diplomas universitários em áreas de estudo diferentes. Esses resultados sugerem que as características da expansão educacional no Brasil nos últimos 30 anos – i.e., a privatização, concentração de áreas de estudo, e discrepâncias de qualidade – contribuíram para o enfraquecimento das conexões entre o sistema educacional e o mercado de trabalho.
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