Precarização e individualização: em que sociedade vivemos? Reflexões sobre a validade empírica do “discurso sobre a segunda modernidade”

Autores

  • Werner Thole
  • Sarina Ahmed
  • Davina Höblich

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.2.3528

Palavras-chave:

Estrutura social, desigualdade social, mobilidade social, desestruturação social.

Resumo

Fundamentalmente é possível identificar, na discussão sobre os contornos e as conseqüências das dinâmicas do desenvolvimento social, dois diagnósticos sobre a desigualdade social. De um lado se observa uma desestruturação da desigualdade social, por outro, e em contradição a ela, uma crescente polarização da sociedade. Mediante o recurso a estudos recentes o presente artigo pergunta criticamente pela estrutura social da República Federal da Alemanha e por indicadores de uma mudança na estrutura da desigualdade social. Constatações empíricas sobre orientações sócio-culturais, aspirações de formação, modos de comportamento no tempo livre e preferências no estilo de vida são reunidas e discutidas em relação a sua dependência da origem social e em relação a constância e mobilidade sociais. Estes estudos revelam que, se bem é verdade que tenha havido tendências de desestruturação e de mobilidade social, elas não foram claras e generalizadas; por outro lado, tampouco são claras e generalizadas as tendências a uma reprodução das estruturas de desigualdade específicas de classe. A análise da relação entre situação de classe, bemestar social e condições de vida nas áreas satisfação com a vida, qualidade da moradia e dificuldades financeiras apoiam a tese da teoria da modernização sobre o aumento de riscos e situações de dificuldades independentemente da classe. Contudo, os estudos mostram também que são sempre e sobretudo as camadas pobres em recursos econômicos e sócio-culturais as que pouco participam das opções sociais de mobilidade. A recomendação formulada com base nestes resultados é um voto em favor do abandono dos enfoques monocausais e unidimensionais nas interpretações e na ênfase de relações causais. Palavras-chave: Estrutura social; desigualdade social; mobilidade social; desestruturação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-17

Como Citar

Thole, W., Ahmed, S., & Höblich, D. (2007). Precarização e individualização: em que sociedade vivemos? Reflexões sobre a validade empírica do “discurso sobre a segunda modernidade”. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 7(2), 129–151. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.2.3528