Política, colonização e revolução em <i>O Leão de sete cabeças<i>

  • Irma Viana Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Colonização. Revolução. Cinema. Glauber Rocha

Resumo

Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento histórico, cuja análise pode revelar não só os símbolos culturais e alegorias políticas que se articulam no cinema antropológico de Glauber Rocha, como também, as visões ideológicas dos atores sociais envolvidos em questões de dependência e resistência colonialista e neocolonialista no Terceiro Mundo. A partir do ponto de vista de um artista-intelectual latino-americano, que buscava uma poética política, que, todavia, escapasse ao domínio cultural e econômico das forças produtivas  mercadológicas, fossem elas socialistas ou imperialistas. Levando em conta que o cineasta faz de sua filosofia mestiça uma problematização da possessão, do poder, da violência. Mas não responde a estes problemas construindo um sistema e sim buscando ficções úteis, no duplo sentido em que as pensaram Eisenstein e Brecht: como didáticas e politicamente ativas, encenadas, no Leão, sob a forma do “teatro popular africano”, segundo o próprio Glauber Rocha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irma Viana, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutoranda do Programa de Póa-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA

SócioAntropologia da Arte (Representações da Loucura no Cinema)

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DA SILVEIRA, Renato. A ordem visual (Uma introdução à teoria da imagem de Pierre Francastel). In: Monclar Valverde (Org.). As formas do sentido. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

GOMES, João Carlos Teixeira. Glauber Rocha, esse vulcão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MOSCATI, Ítalo. Lalbero dele eresie. Roma: Ediesse, 2011.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra e Embrafilme, 1981.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2004.

ROCHA, Glauber. Um cineasta tricontinental. Cahieres du Cinéma, v. 195, p. 39-48, 204-213, 1967.

SAHLINS, Marchall. Historical metaphors and mythical realities. The University of Michigan Press, 1981.

SCHWARZ, Roberto. Cultura e política, 1964-1969. São Paulo: Paz e

Terra, 2009. p. 7-58.

Publicado
2017-08-23
Como Citar
Viana, I. (2017). Política, colonização e revolução em <i>O Leão de sete cabeças<i>. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 17(2), 324-344. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.2.26022
Seção
Diversidad cultural en América Latina