Cachorros e humanos: mercado de rações pet em perspectiva sociológica

Autores

  • Marcia da Silva Mazon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Wandgleisom Garcia de Moura Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.1.25292

Palavras-chave:

Estado. Mercado. Cachorros. Animais de estimação. Rações.

Resumo

O artigo discute mudanças no mercado de rações para animais de estimação a partir do referencial da Sociologia Econômica. Os dados empíricos utilizados são provenientes de entrevistas realizadas com veterinários, donos de pet shops todas realizadas em Florianópolis, estado de Santa Catarina. Ao longo do artigo abordamos o processo de globalização e suas consequências no mercado de rações. O movimento de fusões e aquisições de empresas multinacionais do setor de rações pet na década de 1990 constrói e é construído pela modulação do significado dos cachorros dentro dos lares. Inicialmente eles são bens úteis para proteger as casas e nas últimas décadas tornam-se parte dos lares, inúteis e consomem parte do orçamento familiar.

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Biografia do Autor

Marcia da Silva Mazon, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Sociologia e Ciência Politica Area: Sociologia

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Mazon, M. da S., & de Moura, W. G. (2017). Cachorros e humanos: mercado de rações pet em perspectiva sociológica. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 17(1), 138–158. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.1.25292