Gestão de empreendimentos econômicos solidários na Região Noroeste do Rio Grande do Sul

  • Noëlle M. P. Lechat
  • Carolina Ritter
  • Fábio R. M. Lemes
  • Tiago Schirmer
Palavras-chave: Economia solidária. Autogestão. Empreendimentos econômicos solidários. Noroeste do RS.

Resumo

A economia solidária é um projeto socioeconômico, político e cultural que busca o desenvolvimento humano dentro dos princípios democráticos e de respeito ao meio ambiente, a partir de relações sociais de produção autogestionárias, democráticas e solidárias. Sob o termo de economia solidária, muitas vezes desconhecido até por seus próprios praticantes, abriga-se um leque extremamente diverso de empreendimentos econômicos, que vão de empresas falidas autogestionadas por seus trabalhadores, até grupos de produção para autoconsumo. As relações sociais de produção desenvolvidas nestes empreendimentos não são de assalariamento. Idealmente, espera-se que num empreendimento econômico solidário elas sejam de cooperação e que a gestão seja coletiva. Nesta ótica, pretendemos discutir os princípios de democracia e da autogestão aplicados à realidade dos empreendimentos econômicos solidários, e problematizar alguns dos dados obtidos junto a 276 empreendimentos econômicos solidários das regiões da Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial, Missões e Alto Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul, em resposta a um questionário elaborado pela Secretaria Nacional de conomia Solidária (Senaes), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noëlle M. P. Lechat
Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Unijuí. Autora do livro A questão de gênero no movimento dos trabalhadores rurais (MST): estudo de dois assentamentos no Rio Grande do Sul. Ijuí – RS: Unijuí, 1997.
Carolina Ritter
Acadêmica do Serviço Social, bolsista Pibic/ Unijuí.
Fábio R. M. Lemes
Economista, ex bolsista Pibex/Unijuí.
Tiago Schirmer
Acadêmico de Administração, ex bolsista BIC/ Fapergs.
Publicado
2007-10-17
Como Citar
Lechat, N. M. P., Ritter, C., Lemes, F. R. M., & Schirmer, T. (2007). Gestão de empreendimentos econômicos solidários na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 7(1), 175-194. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.1.2042