Teoria e prática em economia solidária: problemática, desafios e vocação

  • Genauto Carvalho de França Filho
Palavras-chave: Economia popular e solidária. Antropologia econômica. Outra economia.

Resumo

O texto explora inicialmente a dimensão conceitual da temática da economia solidária, especialmente a fecundidade contida numa abordagem antropológica do assunto, em que são salientadas as possibilidades de uma re-significação do agir econômico em sociedade. No momento seguinte, o tema da economia solidária é abordado como um campo de práticas em constituição no Brasil. Neste momento, discute-se as diferentes modalidades de autoorganização sócio-econômica e política. Sublinha-se algumas problemáticas e desafios que atravessam o campo, especialmente as interrogações sobre as possibilidades concretas, isto é, as reais capacidades dessas práticas gerarem desenvolvimento territorial sustentável e constituir-se como alternativa efetiva em relação à forma de desenvolvimento predominante, centrado na noção de economia de mercado. Salienta-se, ao final, a vocação fundamental de tais práticas, a partir de seu conceito original, explorando-se a idéia de uma outra economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genauto Carvalho de França Filho
Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris VII; Professor da Escola de Administração da UFBA e do seu PPG (Npga/Ufba). Pesquisador do Cnpq. Organizador do livro Action publique et économie solidaire: une perspective internationale. Ramonville Saint-Agne: Érès, 2005 (Com Jean Louis Laville; Alzira Medeiros; Jean Philippe Magnen); Autor dos livros Sociétés en mutation et nouvelles formes de solidarité: le phénomène de l'économie solidaire en question – L'expérience des Régies de Quartier au carrefour des logiques diverses. Villeneuve d'Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2003; Don et économie solidaire – esquisse d'une théorie sócio-économique de l'économie solidaire. Paris: Mauss/Crida, 2000 (em parceria com Sylvain Dzimira).
Publicado
2007-10-17
Como Citar
França Filho, G. C. de. (2007). Teoria e prática em economia solidária: problemática, desafios e vocação. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 7(1), 155-174. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.1.2041