Efeito-território: explorações em torno de um conceito sociológico

Autores

  • Luciana Teixeira Andrade PUC Minas
  • Leonardo Souza Silveira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.14295

Palavras-chave:

Efeito-território. Favelas. Sociologia urbana. Desigualdade social.

Resumo

O efeito-território é compreendido na literatura sociológica como os benefícios ou prejuízos socioeconômicos que acometem alguns grupos sociais em função da sua localização no espaço social das cidades. A hipótese sociológica a respeito do efeito-território não pressupõe uma ação determinista do espaço sobre as relações sociais, mas investiga as inter-relações entre as características dos espaços (tais como infraestrutura urbana, vizinhança, oferta de serviços) e as características dos grupos sociais (perfil do grupo e a natureza das suas interações internas e externas). O presente artigo tem como objetivo discutir o possível efeito-território sobre a relação entre populações socialmente distantes a partir de uma pesquisa realizada em uma favela de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra, que tem como vizinhança bairros de média e alta rendas. Por meio desse caso, pretendemos levantar as principais questões acerca do tema e investigar se a proximidade física pode propiciar efeitos positivos ou negativos a essa população e a natureza das interações sociais entre os moradores dos bairros com os dafavela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Teixeira Andrade, PUC Minas

Doutora em Sociologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. Pesquisadora do CNPq, da Fapemig e do Observatório das Metrópoles. [email protected].

Leonardo Souza Silveira, UFMG

Mestrando em Sociologia pela UFMG. Bolsista CAPES. [email protected]

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Andrade, L. T., & Silveira, L. S. (2014). Efeito-território: explorações em torno de um conceito sociológico. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(2), 381–402. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.14295